Navios da Marinha participam na regata oceânica internacional Discoveries Race

Com o principal objetivo complementar a instrução dos cadetes no mar, a Marinha participa na regata oceânica internacional Discoveries Race

Marinha na regata Discoveries Race
Navios da Marinha participam na regata oceânica internacional Discoveries Race - ®DR

Os navios da Marinha NRP Zarco e NRP Polar largaram esta manhã, dia 25 de julho, da Base Naval de lisboa, no Alfeite, para a realização de uma missão de instrução com os cadetes da Escola Naval até ao dia 21 de agosto, participando, em simultâneo, na regata oceânica internacional Discoveries Race. Durante a presente viagem, cujo destino final será Las Palmas, nas ilhas Canárias, em Espanha, os navios irão também fazer escala nos portos de Sines, Funchal, Porto Santo e Portimão.

​O NRP Zarco e o NRP Polar têm previstas escalas em Sines (26-28 de julho), Funchal (2 a 4 de agosto), Las Palmas (ilhas Canárias, Espanha de 7 a 10 de agosto), Porto Santo (13 a 15 de agosto) e Portimão (19 a 20 de agosto), regressando à Base Naval de Lisboa em 21 de agosto.

A regata, organizada pela Cofradía Europea de la Vela, teve a sua primeira edição em 2017 e a segunda em 2019, tendo-se consolidado como a regata oceânica de referência entre Espanha e Portugal, consistindo em etapas entre portos portugueses e espanhóis, com uma forte componente de navegação oceânica.

A missão destes dois navios-escola da Marinha Portuguesa, na regata Discoveries Race, tem como principal objetivo complementar a instrução dos cadetes no mar, colocando em prática, a bordo e a navegar, diferentes matérias curriculares, principalmente na área da navegação, da liderança, da marinharia, da meteorologia e da logística.

O NRP Zarco é um veleiro com dois mastros, 23 metros de comprimento e 60 toneladas de deslocamento, sendo comandado pelo capitão-de-fragata Humberto Santos Rocha.

O NRP Polar é um veleiro com dois mastros, 29,9 metros de comprimento e 70 toneladas de deslocamento, sendo comandado pelo capitão-tenente Luís Filipe Nunes dos Santos.

aNOTÍCIA.pt