Primeiro turista espacial português teve hoje a sua viagem

Mário Ferreira é o primeiro turista espacial português, após viagem orbital que terminou hoje às 15h07 (hora de Lisboa) no Texas, EUA.

Primeiro turista espacial português
Primeiro turista espacial português teve hoje a sua viagem - ®DR/Blue Origin

A 22ª missão do programa New Shepard, da Blue Origin, levantou voo a partir do Launch Site One, no Texas, após as 14h30 (hora de Lisboa) de hoje. A tripulação era constituida pelo empresário Mário Ferreira (o primeiro turista espacial português), Coby Cotton (cofundador do canal DudePerfect no YouTube), a exploradora Vanessa O’Brian, o especialista em tecnologia Clint Kelly III, a engenheira Sara Sabry e Steve Young, CEO da Young’s Communications.

O sexto voo suborbital tripulado da Blue Origin que transportou os turistas espaciais acima da linha Kármán, a qual marca o início do espaço de acordo com a convenção internacional, a uma altitude de 100 quilómetros, teve a duração de 10 min 20 seg, tendo a velocidade máxima atingida sido de 2.239 mph / 3.603 km/h. A aterragem foi bem sucedida.

A 22ª missão do programa New Shepard, da Blue Origin pôde ser seguida ao vivo no website da Blue Origin e também no seu canal de YouTube.

De referir que a tripulação passou por um processo de preparação intenso, como salientou Mário Ferreira, o primeiro turista espacial português, em entrevista recente à Lusa, onde sublinhou que “O treino tem sido muito intenso” e “Ontem [terça-feira] foram 13 horas seguidas, hoje umas 12”, mas “O treino nesta fase é muito assente nas questões de segurança e repetição de movimentos”, tendo acrescentado que os tripulantes já tinham noção do tempo e “forças adversas” que iriam sentir no corpo durante a viagem.

Artigo relacionado:

Blue Origin anuncia o primeiro astronauta português na GLEX Summit