Kevin Santos campeão europeu em K1 200 metros, nos Europeus de Munique

O canoísta português Kevin Santos, sagrou-se campeão europeu de K1 200 metros, nos Europeus de Munique, após reavaliação das classificações finais no photo finish.

Kevin Santos em Munique
Kevin Santos campeão europeu em K1 200 metros, nos Europeus de Munique - ®DR/FPC

Após visualização das classificações finais no ‘photo finish’, o canoísta português Kevin Santos, sagrou-se campeão europeu de K1 200 metros, nos Europeus de Munique. Inicialmente, o canoísta luso tinha sido dado como quinto classificado na regata final em Munique, mas para confirmar a sua posição, os responsáveis da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) pediram para ver as imagens do ‘photo finish’, onde foi possível verificar que o canoísta português atravessou em primeiro lugar a meta. Os resultados foram retificados tendo o português sido considerado campeão europeu.

O canoísta Kevin Santos, atleta do Kayak Clube Castores do Arade, sagrou-se hoje (21), campeão europeu de K1 200 metros, nos Europeus de Munique. Kevin Santos venceu com 36,975 segundos, seguido do letão Robert Akmens (37,028) e do sueco Petter Menning (37,055), canoístas que desceram um lugar no pódio.

O português, que largou na pista sete, esteve grande parte da prova na liderança, mas, de acordo com a primeira classificação elaborada pela organização, acabou suplantado na fase final, tendo terminado com o tempo de 37,124 segundos. Após a visualização do ‘photo finish’,  foi possível verificar que o canoísta português atravessou em primeiro lugar a meta.

Kevin Santos tinha sido sexto classificado nos Mundiais do Canadá neste mesmo K1 200 metros.

A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até domingo e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.

Portugal soma agora oito medalhas nos europeus multidisciplinares de Munique: quatro de ouro, para Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, Iúri Leitão, no scratch do ciclismo de pista, e Kevin Santos, canoagem (K1 200) e Fernando Pimenta, canoagem (K1 5000); uma de prata, para Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e uma de prata (K1 1000) e uma de bronze (K1 500), para Fernando Pimenta. Na paracanoagem, Norberto Mourão garantiu o bronze na classe VL2.

aNOTÍCIA.pt