FC Porto venceu o Sporting no primeiro clássico do campeonato

FC Porto venceu o Sporting, no Dragão por 3-0, naquele que foi o primeiro clássico da edição 2022/2023 do campeonato.

Porto venceu o Sporting
FC Porto venceu o Sporting no primeiro clássico do campeonato - ®DR

No primeiro clássico da edição 2022/2023 do campeonato, o FC Porto venceu o Sporting, no Dragão por 3-0. Os golos, dois deles marcados de penalti, foram da autoria de Evanilson, Uribe e Galeno.

O jogo começou com algumas alterações nos onzes habituais. Sérgio Conceição, pôs Bruno Costa e Otávio nos lugares de Namaso e Grujic enquanto Bruno Amorim colocou Morita a substituir Matheus Nunes que saiu para o Wolverhampton.

A primeira oportunidade da partida surgiu aos 11 minutos, para o Sporting. Uma jogada individual de Pedro Gonçalves (Pote) pela esquerda, a bola sobrou para Morita que rematou ao poste.

Aos 20’ Taremi, primeiro, e depois Otávio, criaramm alguns problemas à defesa do Sporting, que os afastou em esforço.

Minutos depois (38’) Pepe atingiu Morita e discutiu com Matheus Reis, mas o arbitro, nada assinalou e mandou jogar.

O primeiro golo da partida aconteceu aos 42’.  Jogada coletiva do FC Porto em que João Mário cruzou para Taremi. Adán saiu para o cruzamento, mas falhou a interceção chocando com Taremi.  A bola sobrou para Evanilson que só teve de empurrar para a baliza. Os jogadores do Sporting queixaram-se de falta do iraniano sobre o guarda-redes leonino, mas o lance foi validado pelo VAR.

A fechar a primeira parte, nova oportunidade para os leões. Trincão rematou para uma grande defesa de Diogo Costa para canto. Na bola parada, Gonçalo Inácio cabeceou para nova intervenção do internacional português.

Ao intervalo, o FCP vencia por 1-0, num clássico muito disputado, onde as melhores oportunidades foram do Sporting. O golo surgiu na sequência de um choque de Taremi com Adán, aproveitado por Evanilson, que fez um golo fácil.

A segunda parte começou com o Sporting a tentar assumir a posse de bola e o FC Porto a fechar-se atrás, a defender a vantagem.

Pedro Porro, aos 46’, com assistência de Pote, rematou com o pé direito vindo da direita, mas falhou a baliza. Mais uma oportunidade desperdiçada, para os leões.

Aos 74 minutos, penalty concedido por Pedro Porro por mão na área. Ataque rápido do FC Porto com Pepê a servir Eustáquio que fez chegar a bola a Galeno. O brasileiro cabeceou quipá para a baliza onde Porro evitou o golo com a mão. O árbitro marcou penálti e expulsou o jogador do Sporting.

Uribe, chamado a marcar, não tremeu e fez o segundo golo para a equipa da casa.

E como não há duas sem três, o FCP, fez o terceiro golo, de penálti. Adán derrubou Galeno na grande área, e o arbitro assinalou grande penalidade, marcada por Galeno.

Terminou o clássico e o FC Porto venceu o Sporting, por 3-0. Os dragões venceram com dois golos de penálti e com Porro a ser expulso antes do 2-0. O FC Porto fica agora na liderança do campeonato.