Mala da Ownever dá nova vida à arte da tecelagem portuguesa

Ownever, dá nova vida à arte da tecelagem portuguesa, lançando uma mala de mão feita pelo tecelão Fernando Rei.

0
17
Mala da Ownever com tecelagem portuguesa
Mala da Ownever dá nova vida à arte da tecelagem portuguesa - ®DR

Depois de Christian Louboutin, é agora a vez da marca Ownever dar vida a uma mala de mão criada com tecelagem manual portuguesa, feita pelo tecelão português Fernando Rei.

Fernando Rei, já sabe o que é criar uma mala de luxo, pois já o fez para um dos famosos modelos da marca Louboutin. O artesão é dos poucos que ainda cria tecelagem tradicional portuguesa com métodos manuais – que apenas muitas das nossas bisavós conheciam.

A Ownever juntou a sua experiência em criar malas em pele à hereditariedade de Fernando, e criou uma mala de mão, em que junta pele e tecelagem manual portuguesa. O artesão é perito em criar tecidos tradicionais, e em dar vida à arte da tecelagem, que como ele cita “uma arte portuguesa que se encontra em extinção”.

A Ownever, com o seu mote de “Ter e cuidar de algo para sempre” criou a sua nova mala de nome Gunta, com um padrão, inspirado no trabalho de Gunta Stölzl. Gunta foi uma das grandes impulsionadoras da arte da tecelagem na escola de Bauhaus, onde antes da sua visão, esta era desvalorizada.

Eliana Barros, fundadora da marca Owneve recorda que: “Não podemos deixar morrer as nossas tradições, o nosso artesanato, porque é arte que conta uma história genuína, e que se não a valorizamos acabará por morrer.”

Com o preço de 870 euros, a marca portuguesa apresenta a sua nova criação integralmente feita criada à mão, em edição exclusiva que pode ser encontrada em www.ownever.com

Sobre a Ownever

A Ownever é uma marca de acessórios, ética e sustentável, feita à mão em Portugal. Todas as criações Ownever são idealizadas com a missão de durarem uma vida e serem passadas de geração em geração, abraçando a economia circular e assumindo uma posição oposta ao fast fashion.

Sobre Fernando Rei

O tecelão,  apesar de jovem, é um dos últimos guardiões desta arte milenar, vivendo exclusivamente do trabalho que produz num pequeno anexo, na residência em Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde.

Recentemente, fez parte de um grupo de tecelões portugueses que compuseram uma nova mala do estilista francês Christian Louboutin, lançada em 2019 e com venda em exclusivo no site My Theresa por 1.659 euros.

aNOTÍCIA.pt