Com as Ducati a dominarem uma vez mais os acontecimentos no terceiro treino livre, do GP de São Marino, 14.ª ronda de Moto GP, Miguel Oliveira, subiu à 10ª posição, e garantiu a passagem direta à Q2, após a volta cancelada a Jorge Martin.
Com Jack Miller (Ducati) à frente da tabela de tempos, a grande surpresa da sessão aconteceu com Miguel Oliveira que assegurou o ‘passe’ ao Q2, subindo ao 10º lugar após a volta cancelada a Jorge Martin. As duas Ducati de fábrica de Jack Miller e Pecco Bagnaia subiram ao topo dos tempos a 8 minutos do final do TL3, com o australiano a conotar-se com o mais rápido com uma volta de 1:31.296.
Fabio Quartararo era quarto com a Yamaha e Maverick Viñales o melhor representante da Aprilia, na sexta posição, logo acima de Aleix Espargaró. Todos estes pilotos tinham o ‘passe’ para o Q2, o que não acontecia com as Suzuki, assim como Miguel Oliveira, em 12º.
Contudo, Miguel Oliveira, daria a volta ao assunto, ao fazer uma volta rápida e subia a nono, caindo logo a seguir. Apesar disso, Oliveira mantinha-se na décima posição, perdendo a passagem direta ao Q2 com a subida de Morbidelli a décimo. O piloto português parecia uma vez mais perder o acesso direto à Q2, ficando em 11º e obrigado a uma passagem pela Q1. Porém, a uma boa notícia estava para vir e Miguel Oliveira, beneficiou da melhor volta de Jorge Martin, e subiu assim à 10ª posição, garantindo a passagem direta à segunda qualificação do GP de São Marino.
O piloto de Almada concluiu a sua melhor volta em 1.32,330 minutos, a 0,813 segundos do mais rápido do dia, o italiano Enea Bastianini (Ducati).
Francesco Bagnaia (Ducati) foi o segundo mais rápido, a 0,114 segundos, com o australiano Jack Miller (Ducati) em terceiro, a 0,185 segundos.
Na primeira das duas sessões de ontem do GP de São Marino, Miguel Oliveira tinha sido o 18.º mais rápido, numa sessão em que Francesco Bagnaia foi penalizado com a perda de três lugares na grelha por ter rodado devagar na última volta da sessão.
Oliveira acabaria por melhorar mais de um segundo na sessão da tarde, onde sofreu uma pequena queda que o impediu de terminar entre os dez primeiros, ainda que sem consequências físicas para o piloto luso.