CIM Viseu Dão Lafões vai disponibilizar sistema de bicicletas partilhadas

CIM Viseu Dão Lafões vai lançar sistema público com bicicletas partilhadas para a população.

Viseu Dão Lafões com bicicletas partilhadas
CIM Viseu Dão Lafões vai disponibilizar sistema de bicicletas partilhadas - ®DR

A região Viseu Dão Lafões vai lançar um sistema público que, numa primeira fase, conta com mais de 100 bicicletas partilhadas, estando prevista, numa segunda fase, a disponibilização de mais velocípedes para os cidadãos da região. Esta iniciativa resulta da aposta da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na mobilidade suave e é uma das medidas que constam do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, cuja candidatura foi aprovada no âmbito do programa operacional Centro 2020.                                                                                                                                                                                     

Promovida pela CIM, a candidatura “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões” prevê a execução de vários projetos conjuntos, a executar entre esta Comunidade e as autarquias que a compõem. Entre esses projetos, destaca-se precisamente o Sistema Público de Bicicletas Partilhadas, que chegará aos municípios e será executado pela CIM Viseu Dão Lafões. Está prevista a disponibilização aos munícipes de mais de uma centena de bicicletas, com uma distribuição suportada por 37 estações e 235 docas de estacionamento. Referência ainda para o projeto de criação de 36 quilómetros de novas ciclovias e vias pedonais, no perímetro urbano dos municípios, a executar pelas autarquias. 

PAMUS contempla ainda, também a executar pela CIM, a implementação de uma Plataforma de Mobilidade de suporte à operação e gestão da mobilidade no território, incluindo os transportes públicos e transporte flexível, assim como a integração de todas as soluções de mobilidade do território, numa aplicação móvel destinada ao cidadão. 

O investimento elegível da candidatura “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões – Projeto Intermunicipal de Promoção da Mobilidade Urbana Multimodal Sustentável” ascende a 4,98 milhões de euros e beneficiará de uma comparticipação de 4,23 milhões proveniente de fundos comunitários. 

“Esta candidatura, que vimos agora ser aprovada, surge no âmbito da aposta clara da CIM Viseu Dão Lafões na mobilidade suave e sustentável. Parte de um princípio muito claro: queremos promover a competitividade dos transportes públicos face ao transporte poluente individual e, ao mesmo tempo, queremos criar condições favoráveis para a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte preferencial pelos nossos cidadãos”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.  

“As alterações climáticas exigem de todas as entidades um esforço acrescido na descarbonização do território. Este plano, que tem um especial enfoque no transporte nas zonas urbanas, está na linha das melhores práticas internacionais a este nível e traz às populações evidentes vantagens ambientais, sociais e económicas”, acrescenta Fernando Ruas. 

Transporte a pedido “IR e VIR” é outra aposta 

PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável é mais uma iniciativa no âmbito da mobilidade na região Viseu Dão Lafões. No passado mês de julho, recorde-se, a CIM Viseu Dão Lafões alargou o alcance do projeto de transporte flexível a pedido IR e VIR.

O IR e VIR é um serviço inovador, que possibilita aos utentes deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros. Desta forma, é complementada a cobertura de transporte público de passageiros em cerca de 850 localidades do território.  

aNOTÍCIA.pt