Auriol Dongmo conquista o bronze na final da Liga Diamante, em Zurique

Auriol Dongmo, campeã do mundo de pista coberta e recordista de Portugal, conquistou o bronze na final da Liga Diamante

Auriol Dongmo na Liga Diamante
Auriol Dongmo conquista o bronze na final da Liga Diamante, em Zurique - ®DR

São cinco os portugueses a disputar a final da Liga Diamante, que conhece hoje a sua última jornada, no Meeting de Zurique. A primeira a entrar em ação foi Auriol Dongmo, que fechou a sua participação no terceiro lugar do pódio desta Liga Diamante. Hoje competem Pedro Pichardo, Patrícia Mamona, Liliana Cá e Leandro Ramos.

Auriol Dongmo, campeã do mundo de pista coberta e recordista de Portugal, treinada por Paulo Reis, no Meeting de Zurique da Liga Diamante, lançou o peso a 19,37 metros, após dois ensaios acima dos 18 metros e outros dois nulos.

Venceu a prova a campeã mundial, a norte- americana Chase Ealey, com 20,19 metros. Na segunda posição classificou-se a canadiana Sarah Mitton, com um lançamento de 19,56 metros.

Hoje disputam as respetivas finais de triplo-salto, o campeão europeu, do mundo e olímpico, Pedro Pichardo; a vice-campeã olímpica Patrícia Mamona; e os recordista de Portugal do disco e do dardo, respetivamente Liliana Cá e Leandro Ramos.

A competição pode ser acompanhada na página oficia do evento: https://zurich.diamondleague.com

Sobre:

Auriol Dongmo Mekemnang é uma atleta do Sporting Clube de Portugal nascida nos Camarões e naturalizada portuguesa, que compete em provas de lançamento do peso e lançamento do disco. 

Representou os Camarões nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e no Campeonato Mundial de Atletismo de 2015. Tem duas medalhas de ouro nos Jogos Africanos e Campeonato Africano de Atletismo.

Tem um máximo de 20,43 m no peso, tanto no interior como ao ar livre, marca obtida nos Mundiais Indoor de Atletismo de Belgrado em 2022, que é o recorde português. No disco o seu recorde é 47,00 m.

Representou os Camarões até 2017, e com a sua naturalização como cidadã portuguesa passou a representar Portugal a partir de 2020.

No Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta de 2021 realizado em Toruń, na Polónia, obteve a medalha de ouro com a marca de 19,34 m.

Em 2022, bateu o recorde nacional (Portugal), nos Campeonatos de Portugal que decorreram em Pombal em Fevereiro desse ano, ao obter a marca dos 19,90 metros no lançamento do peso. No mesmo ano sagrou-se campeã mundial do lançamento do peso, ao atingir a marca de 20.43 metros, nos Mundiais de Atletismo de Pista Coberta que decorreram em Belgrado. 

A 2 de maio de 2022, foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

aNOTÍCIA.pt