Miguel Oliveira terminou na quinta posição o GP do Japão de MotoGP

Miguel Oliveira terminou o Grande Prémio de MotoGP no Japão na quinta posição, o segundo melhor resultado desta época.

Miguel Oliveira no GP do Japão
Miguel Oliveira terminou na quinta posição o GP do Japão de MotoGP - ®DR/RBCP

No Grande Prémio de MotoGP que decorreu no Japão, esta madrugada, Miguel Oliveira,  terminou na quinta posição, o segundo melhor resultado desta época.O piloto português, igualou assim o quinto lugar do GP de Portugal, depois de ter vencido o GP da Indonésia.

O piloto de Almada, que chegou a ser terceiro e quarto (ao passar o colega de equipa Brad Binder), concluiu a prova a 8,185 segundos do vencedor, o australiano Jack Miller (Ducati), que terminou à frente de Binder, a 3,409 segundos, e do espanhol Jorge Martin (Ducati), a 4,136 segundos.

Esta foi a 10.ª vitória na carreira do australiano Jack  Miller, quarta em MotoGP, que não vencia uma corrida desde o GP de França de 2021.

Miguel Oliveira, partiu do oitavo lugar da grelha deste GP do Japão, mas graças a um bom arranque ganhou quatro posições, seguindo na roda de Miller, que saltou de sétimo para terceiro. A partir daí, o piloto de Almada, manteve um duelo aceso com o espanhol Marc Márquez (Honda), que acabaria por ultrapassar Oliveira a três voltas da bandeirada de xadrez.

Miguel Oliveira ainda viu o italiano Luca Marini (Ducati) atacar o seu quinto lugar na última volta da corrida, mas o piloto português conseguiu devolver a ultrapassagem e garantir o segundo melhor resultado da temporada

O francês Fábio Quartararo (Yamaha), líder do Mundial, teve uma prova dificil, não indo além do oitavo posto final, depois de largar da nona posição. Ainda assim, o atual campeão mundial ganhou terreno à concorrência, pois viu o segundo classificado do campeonato, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) cair na última volta, quando era nono.

Já o espanhol Aleix Espargaró sentiu problemas mecânicos na sua Aprilia na volta de aquecimento e ainda foi às boxes trocar de mota, arrancando do pit lane. Espargaró só conseguiu recuperar até à 16.ª posição, falhando a entrada num dos lugares pontuáveis.

Com estes resultados, Quartararo aumentou de 10 para 18 os pontos de vantagem para Bagnaia, com Espargaró a ser terceiro, a 25.Miguel Oliveira mantém o 11.º lugar do campeonato, com 106 pontos, a apenas dois do 10.º lugar do espanhol Alex Rins (Suzuki), que desistiu.

A próxima corrida é o GP da Tailândia, no domingo, 17.ª ronda do campeonato.

aNOTÍCIA.pt