Universidade de Coimbra cria mundo virtual para dar a conhecer o seu património

A Universidade de Coimbra, lançou hoje o UC Space of Knowledge, um inovador mundo virtual que pretende oferecer uma experiência sem precedentes a quem visita o seu património.

Universidade de Coimbra no mundo virtual
Universidade de Coimbra cria mundo virtual para dar a conhecer o seu património - ®DR

A Universidade de Coimbra, lançou hoje o UC Space of Knowledge, um inovador mundo virtual, que  disponibiliza seis coleções de ficheiros sobre locais do seu vasto património, a visitar, com diferentes rotas turísticas nomeadamente Capela de São Miguel, Rua Larga, Pátio das Escolas, Jardim Botânico e o Aqueduto de S. Sebastião, Palácio Real e a Biblioteca Joanina e Prisão Académica.

O UC Space of Knowledge, um inovador mundo virtual, que a Universidade de Coimbra hoje lançou, pretende oferecer uma experiência sem precedentes a quem visita o seu património integrado desde 2013 na lista de locais reconhecidos pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Com o download gratuito deste módulo UC Space of Knowledge, integrado na aplicação UC One, que se encontra disponível na Apple Store e Play Store a partir de hoje, os visitantes do património da Universidade de Coimbra podem percorrer online todos estes espaços ao mesmo tempo que os visitam fisicamente.

Isto permite aos visitantes usufruir de uma experiência mais completa e imersiva, uma vez que o UC Space of Knowledge disponibiliza audioguias em nove línguas, incluindo a Língua Gestual Portuguesa, com possibilidade de transcrição e legendas para uma experiência mais inclusiva. O UC Space of Knowledge disponibiliza também aos utilizadores um slideshow de imagens exclusivas dos vários espaços da Universidade de Coimbra.

Além de ser uma mais-valia para os turistas enriquecerem as suas visitas, esta inovação da Universidade de Coimbra é também útil para quem pretende planear visitar estes locais, pois permite uma primeira exploração virtual e uma maior preparação do roteiro turístico que se pretende efetuar.

Atualmente, este mundo virtual disponibiliza seis coleções de ficheiros sobre locais a visitar, com diferentes rotas turísticas, nomeadamente Capela de São Miguel, Rua Larga, Pátio das Escolas, Jardim Botânico e o Aqueduto de S. Sebastião, Palácio Real e a Biblioteca Joanina e Prisão Académica. Estas coleções podem ser descarregadas e utilizadas posteriormente offline, ou seja, os visitantes que não tenham acesso à internet no momento da visita conseguem aceder na mesma a estes ficheiros, desde que os tenham descarregado previamente.

O UC Space of Knowledge estará acessível na Bilheteira do Núcleo de Turismo (localizada no Colégio de Jesus) assim como nos próprios locais emblemáticos da UC, onde os visitantes poderão descarregar a aplicação através de um QR Code. Depois da sua instalação, o utilizador tem apenas de escolher um avatar para o representar no mundo virtual e dar início à aventura pelo património da Universidade de Coimbra.

aNOTÍCIA.pt