Alex Santos foi medalha de ouro na categoria KL1 nos Mundiais de Canoagem

O português, Alex Santos foi esta esta sexta-feira, medalha de ouro, ao vencer a Taça do Mundo de Maratona de Paracanoagem, na categoria KL1 com o tempo de 52.47,96 minutos.

Alex Santos com medalha de ouro
Alex Santos foi medalha de ouro na categoria KL1 nos Mundiais de Canoagem - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Alex Santos, atleta português, foi esta esta sexta-feira, medalha de ouro, ao vencer  a Taça do Mundo de Maratona de Paracanoagem com o tempo de 52.47,96 minutos, prova disputada em Ponte de Lima, no âmbito do Campeonato do Mundo de Maratona.

O canoísta Alex Santos conquistou a medalha de ouro ao concluir a prova de 8,20 quilómetros em 52.47,96 minutos, superando os espanhóis Adrian Castano (56.48,06 minutos) e Evilio Alonso (71.52,48 minutos).

Alex Santos, atleta do Clube de Canoagem de Amora, ao terminar a prova, visivelmente emocionado confidenciou ao anoticia.pt que se sentia muito feliz, e que esta “ foi uma experiência fantástica. Competir e vencer aqui no Rio Lima, deixou-me muito feliz, já que no inicio deste ano, fiz um estágio aqui em Ponte de Lima, através do clube de canoagem local, onde fui muito bem recebido e onde passei uns dias fantásticos, que contribuíram muito para o dia de hoje”.

De acordo com o atleta, “as expectativas foram superadas, já que o objetivo era mesmo este. Eu não tinha parado ainda desde que vim do campeonato europeu com vista neste resultado. O meu treinador é um fanático da modalidade de longa distancia, então isto também foi uma prenda, para ele” concluiu Alex Santos.

Esta sexta-feira, ainda decorreram as prova de K2 júnior feminino, ganha pelas hungaras Kinga Molnar e Hanna Jozsa com o tempo de 01:29:08,56. As melhores portuguesas, foram Beatriz Caldas e Barbara Costa em 12º. lugar.

Em C1 Sub23 Homens, venceu o espanhol Jaime Duro com o tempo de 1:52:89:12. Os melhores portugueses foi Tomás Sousa em 6º, seguido de Marco Oliveira em 7º lugar.

Na categoria K1 Sub23 Femininos, ganhou a sueca Melina Andersson com o tempo 1:49:30:97. As melhores portuguesas, foram Maria R. Gomes em 7º e Andreia Azevedo em 9º.

Em C2 Junior Homens, no primeiro lugar ficaram os hugaros Zsombor Szegi e
Peter Soltesz. Joel Miranda e Rui Couto, foram os melhores portugueses na quinta posição, seguidos da dupla Afonso Ferreira e Simão Sousa.

Na ultima prova do dia, em K1 Sub23, masculinos, a Africa do Sul venceu com o Hamish Lovemore no primeiro lugar e com Ulvard Hart, na terceira posição. Em segundo lugar ficou o dinamarquês Philip Knudsen.

O Mundial de Maratonas em Canoagem, está a decorrer em Ponte de Lima de 26 de setembro a 2 de outubro, uma prova que leva à vila mais antiga de Portugal, cerca de mil canonistas oriundos de 50 países.

aNOTÍCIA.pt