Acrobacias aéreas juntam milhares de pessoas nos dois dias lúdicos do Portugal Air Summit ’22

Acrobacias aéreas no Portugal Air Summit juntaram milhares de pessoas, para ver de perto, mais de uma dezena de aviões e os seus pilotos

Acrobacias aéreas no Portugal Air Summit
Acrobacias aéreas juntam milhares de pessoas nos dois dias lúdicos do Portugal Air Summit ’22 - ®DR

No último dia do Portugal Air Summit ’22 marcaram presença, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, milhares de pessoas para ver de perto mais de uma dezena de aviões e os seus pilotos, as acrobacias aéreas e uma passagem de modelos inédita, o Portugal Air Fashion, com fardas de 10 companhias aéreas. O programa lúdico voou, este domingo, 16 de outubro, até à Praia de Santo Amaro, no Município de Oeiras, para a realização de um Air Show durante a tarde que contou com a presença de mais 100 mil pessoas.

A manhã de sábado, 15 de outubro, ficou marcada pela forte adesão do público aos diferentes workshops sobre os temas da aviação, defesa e património aeronáutico. Estes contaram com oradores do programa Ciência Viva, do Aeroclube de Portugal, do Vintage Aeroclube e de pilotos históricos do setor.

Antes de almoço, os céus de Ponte de Sor começaram a ganhar vida com os treinos práticos dos pilotos participantes nos vários espetáculos e corridas aéreas que atraíram milhares de entusiastas da aviação, curiosos e visitantes. E a partir das 13h00 arrancou o programa de air shows, com a AIR RACE CHAMPIONSHIP, uma corrida aérea de cortar a respiração. A seguir aconteceram vários outros momentos marcantes nos céus de Ponte de Sor, como o voo acrobático do Spitfire, um avião de combate da II Guerra Mundial, que esteve presente em Portugal pela segunda vez em 50 anos, e a descolagem e passagem aérea do avião civil de passageiros A320 da SATA, que aterrou, pela primeira vez, no Alto Alentejo, fazendo história no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. Sem esquecer o incrível desempenho da equipa de acrobacias aéreas Raven, liderada por pilotos civis britânicos, que fizeram as delícias dos aficionados e dos presentes no local.

Os pilotos foram as superestrelas do dia, com a presença do ex-campeão mundial Ramón Alonso, do piloto Castór Fantoba, atual campeão nacional espanhol nos estilos Clássico e Freestyle, e do português Luís Garção, piloto comandante de Airbus A330 na TAP Air Portugal, e especialista em acrobacia aérea há quase 30 anos, que demonstrou as suas habilidades aéreas com o seu Pitts S2B.

Ao início da noite, as acrobacias aéreas do Portugal Air Summit estiveram a cargo dos pilotos Guy Westgate e Rob Barsby, da Aerosparx, que iluminaram os céus com um espetáculo de velocidade, luz, cor e música, a bordo de dois aviões equipados com leds na fuselagem e pirotecnia nas asas. Um momento ao mais puro estilo acrobático seguido pela comunhão perfeita entre a arte e a tecnologia com 100 drones autónomos a pintar os céus com incríveis formações, que contam histórias apaixonantes. E a fechar, a novidade desta 6º edição, o Portugal Air Fashion, que trouxe o glamour do estilo da moda vigente a 38.000 pés (ca. 12 km) de altitude, com 10 companhias aéreas a desfilarem as suas fardas num espetáculo único com música e coreografias, que conduziram todos os presentes numa viagem sensorial.

No domingo, dia 16 de outubro, a ação concentrou-se no Município de Oeiras, mais concretamente na Praia de Santo Amaro, com a realização de um Air Show à tarde, entre as 15h30 e as 20h, que contou com inúmeras acrobacias aéreas que colaram a atenção dos mais de 100 mil visitantes aos céus.

Este foi o segundo dia do programa lúdico, onde as estrelas foram os aviões da Air Race Championship, o Spitfire e os espetáculos aéreos do ex-campeão Mundial Ramón Alonso, do Castor Fantoba, Luís Garção, Quijote, Jacobstars e a The Raven Team. Estiveram presentes também os F16 da Força Aérea Portuguesa e, ao fim da tarde, regressaram os Aerosparx, que iluminaram o espelho de água da Praia de Santo Amaro com o fogo de artifício lançado das suas asas através de uma performance que arrebatou aos presentes.

aNOTÍCIA.pt