“Grandes Mestres da Pintura Contemporânea” em exposição no Mosteiro de Ancede, em Baião

Foi inaugurada, no passado dia 15 de outubro, no Mosteiro de Ancede, em Baião a exposição “Grandes Mestres da Pintura Contemporânea”, uma exposição improvável num local improvável.

Grandes Mestres da Pintura no Mosteiro de Ancede - António Charrua
“Grandes Mestres da Pintura Contemporânea” em exposição no Mosteiro de Ancede, em Baião - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A exposição improvável “Grandes Mestres da Pintura Contemporânea”, que junta obras de alguns dos maiores vultos da arte moderna e contemporânea, foi inaugurada, no passado dia 15 de outubro, no Mosteiro de Ancede, em Baião, um local improvável. A exposição reúne, obras de Pablo Picasso, Salvador Dali, Andy Wharol, Robert Combas, Diego Rivera, Roberto Chichorro, Robert Delauny, Paula Rego, Júlio Resende, Julião Sarmento, Cruzeiro Seixas, Nadir Afonso, Renate Graf, algumas delas acervo de colecionadores privados.

Poder ver a perna de Marilyn Monroe de Andy Wharol num espaço monástico pode parecer inusitado, mas é exatamente essa a experiência de raridade que nos propõe a exposição internacional “Grandes Mestres”, patente no município de Baião até 13 de novembro. São mais de meia centena de obras de arte que prometem atrair todo o tipo de visitantes e estimular o crescimento socioeconómico da região. 

As obras expostas integram coleções privadas de mais de 20 colecionadores, nacionais e internacionais. Algumas delas são mesmo apresentadas pela primeira vez, nesta que será uma rara oportunidade para o público ver, em exposição pública, obras que habitualmente residem em espaços privados de proprietários que preferem o anonimato. 

A organização ficou a cargo de V. M. Pinto e Tiago Feijó e a curadoria é de Cabral Pinto. A Glorybox assumiu a arquitetura e o design expositivos, a fotografia e a montagem da exposição e Paulo Passos assina o seu design gráfico

O Mosteiro de Santo André de Ancede agora transformado em Centro Cultural está na posse da Câmara Municipal de Baião, desde 1985, quando foi comprado à família do barão de Ancede, que o tinha adquirido em hasta pública em 1834, na sequência da extinção das ordens religiosas em Portugal.

Não se sabe ao certo quando é que o mosteiro terá sido fundado, mas é certo que remonta a um tempo anterior à fundação de Portugal. A referência mais antiga que se lhe conhece é de 1120, quando pertencia já à Diocese do Porto e estava ligado aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. O Mosteiro de Santo André foi considerado monumento de interesse público em 2013 e desde 2010 que integra a Rota do Românico.

Na última fase de restauro do Convento foram investidos 1,6 milhões de euros, 988 mil euros dos quais com origem em fundos comunitários, cuja intervenção se centrou nas zonas do complexo que estavam em ruína. O projeto de restauro é da autoria de Siza Vieira, que defende um conceito de ruína consolidada, isto é, onde é possível ver muitas das marcas da passagem do tempo. O arquiteto já tinha trabalhado no complexo arquitetónico em 2012, quando o espaço do mosteiro foi requalificado, e mais recentemente nas obras de restauro do adro da igreja.

Depois de várias iniciativas que ocorreram nos últimos meses e que serviram de teste às funcionalidades do Mosteiro, esta exposição antecede a inauguração oficial das obras de requalificação, que se perspetiva que ocorra até ao final do ano.

A exposição “Grandes Mestres da Pintura Contemporânea” pode ser visitada, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural Baião (MACC Baião), a partir das 14h30 do dia 15 de outubro, de hora a hora, com o máximo de 20 pessoas por grupo, sendo que a última entrada terá lugar às 17h30. No domingo, as visitas começam às 10h30 e o último grupo entrará às 17h30.

As visitas são feitas por marcação através do email: [email protected] ou do nº de telefone 968476146.

aNOTÍCIA.pt