Interior do novo Volvo EX90: A reinterpretação da sofisticação e do conforto

O minimalismo, o bem-estar e a origem natural são algumas das preocupações da Volvo com o interior do novo EX90

Volvo EX90
Interior do novo Volvo EX90: A reinterpretação da sofisticação e do conforto - ®DR

É possível traduzir os valores de uma marca em materiais? E o que significa “sofisticação” hoje em dia? Estas foram algumas das muitas questões enfrentadas pelos designers da Volvo Cars quando começaram a trabalhar no interior do próximo Volvo EX90.

As suas respostas conseguem estar não só em sintonia com os novos tempos, mas também firmemente enraizadas nas qualidades essenciais do design escandinavo: o minimalismo, o bem-estar e a origem natural.

Na indústria automóvel, a potência e a aceleração foram postas de lado em detrimento do tempo de carregamento e da autonomia. O mesmo se aplica ao conceito de sofisticação. Para a Volvo, o aroma a pele animal já não é sinónimo de um interior premium, nem uma solução a ter em conta.

“Escolhemos materiais com base nos nossos valores. Ao fazê-lo deixámos para trás o conceito antiquado de luxo automóvel e exprimimos as nossas origens escandinavas. Com o Volvo EX90, tomámos o bem-estar do cliente como ponto de partida para o design.”  Cecilia Stark – Senior Design Manager – Volvo Cars

A Volvo tentou concretizar esta vontade de uma forma concreta para o interior do Volvo EX90. O resultado?

Um automóvel com um dos interiores mais agradáveis e mais elegantes do mercado com uma composição que reflete as ambições de sustentabilidade da empresa, que pretende ser, em 2040,  totalmente circular e também ambientalmente neutra.

Madeiras da floresta e misturas de lã

A bordo do Volvo EX90 encontramos um novo material sustentável a que a Volvo Cars chamou Nordico, uma expressão contemporânea dos valores escandinavos que estabelece um novo padrão no design de interiores premium.

Criado com base em têxteis provenientes de materiais reciclados (como por exemplo garrafas PET) e por material biológico oriundo de florestas da Suécia e da Finlândia, o Nordico é um material progressivo e tecnicamente avançado.

Por outro lado, no interior do novo Volvo EX90 encontramos painéis de madeira com certificação FSC™ e uma iluminação impar, capaz de criar uma atmosfera escandinava evocando a natureza selvagem e nórdica.

O novo Volvo EX90 também oferece uma opção para bancos em mistura de lã, um tecido certificado de acordo com as normas mais rigorosas de sustentabilidade sobre bem-estar animal e questões ambientais e sociais.

Em linha com as ambições de circularidade da Volvo Cars, o EX90 também contém mais plásticos reciclados. Para além das garrafas PET, o automóvel é composto por quase 50 kgs de plásticos reciclados e materiais de base biológica. É a maior quantidade de materiais fósseis não primários da linha de produtos da Volvo  estabelecendo assim um novo padrão para o futuro.

Também os tapetes abraçam o novo conceito de circularidade com poliamida regenerada na sua composição.

Um ambiente pessoal e distinto

Para além dos seus materiais, o novo Volvo EX90 também oferece a oportunidade de personalizar o ambiente a bordo, sendo possível escolher entre sete “opções” diferentes, todas elas capazes de sincronizar a decoração interior e os estofos com as cores exteriores.

Cada opção, especialmente criada pelos designers Volvo, proporciona um carácter diferente e um ambiente distinto que se adequa ao gosto particular de cada cliente. E, em cada uma delas, encontramos inspiração no estilo de vida escandinavo e na sua relação simbiótica com a natureza.

“O design interior e a composição do novo Volvo EX90 dá continuidade a décadas de inovação. Vemos a composição de interiores como um processo de aprendizagem que irá continuar ao longo do tempo com base no feedback dos clientes, na nossa capacidade de inovação interna e nas novas oportunidades de utilizar fornecedores responsáveis.” – Cecilia Stark.

 

O novo Volvo EX90 tem estreia agendada para o próximo dia 9 de novembro.

aNOTÍCIA.pt