Marinha coordena resgate médico ao largo de Lisboa

Marinha coordena resgate médico de homem de 75 anos a bordo de navio de passageiros, ao largo de Lisboa

resgate ao largo de Lisboa
Marinha coordena resgate médico ao largo de Lisboa - ®DR

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), coordenou ontem, 23 de outubro, um resgate médico ao largo de Lisboa. O resgatado, encontrava a bordo do navio de passageiros SKY PRINCESS, com bandeira das Bermudas, a navegar a 100 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 185 quilómetros, a oeste de Lisboa.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa, pelas 10h, através de uma chamada telefónica feita pelo navio, onde o médico da tripulação reportou que o homem de 75 anos, de nacionalidade italiana, apresentava sintomas de possível hemorragia interna. 

O resgate ao largo de Lisboa, foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que transportou o paciente para o Aeroporto de Figo Maduro. O tripulante foi encaminhado, posteriormente, para uma unidade hospitalar.

Sobre os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.

aNOTÍCIA.pt