Wine in Azores: mais de mil vinhos para provar em São Miguel

Wine in Azores, o maior evento empresarial das ilhas portuguesas, vai reunir centenas de produtores e mais de mil vinhos em prova.

Wine-in-Azores
Wine in Azores: mais de mil vinhos para provar em São Miguel - ®DR

Portugal está em grande destaque na edição Wine in Azores 2022. Vinhos de todas as regiões, incluindo das ilhas, com destaque para os vinhos açorianos, estão presentes e a prova é gratuita. São três dias intensos, de 4 a 6 de novembro, onde não vão faltar propostas que elevam os sentidos: vinhos e bebidas, gastronomia e sabores autóctones, show cookings e degustações, concursos e atividades paralelas. A ilha de São Miguel enche-se de aromas, cores e sabores, celebrando da melhor forma a retoma da normalidade: com um gigantesco brinde!

No dia 4, esta sexta-feira, o evento abre ao público às 18h00, sendo as horas anteriores destinadas a profissionais da restauração e hotelaria, as provas terminam às 22h00. Nos dias 5 e 6 de novembro as portas abrem às 15h00 com as provas a decorrer até às 21h00, após essa hora a zona da restauração e venda de vinhos continuará a funcionar até às 24h com show cooking e música. Os bilhetes estão disponíveis na BOL (https://www.bol.pt/) e podem ser adquiridos à entrada do evento.

A gastronomia vai ter um brilho especial, pois estará representada por um belíssimo cartaz de cozinheiros: António Carvalho (Brasão – Felgueiras), António Loureiro (A Cozinha – Guimarães), António Vieira (Wish – Porto), Cláudio Pontes (São Miguel), Diogo Rocha (Mesa de Lemos – Viseu), José Júlio Vintém (Tombalobos – Portalegre), Paulo Mota (Saca-Rolhas – Ponta Delgada) e Renato Cunha (Ferrugem – Vila Nova de Famalicão) prometem fazer as delícias de todos, ensinando a preparar receitas partilhando degustações. “A gastronomia e os vinhos andam de mão dada, pelo que para nós é sempre muito importante ter bons chefs no Wine in Azores. Ter chefs com Estrela Michelin como o Chef António Loureiro ou o Chef Diogo Rocha, que ano após ano fazem questão de marcar presença no nosso evento, de trabalhar com produtos açorianos, enche-nos de orgulho e motiva-nos para querermos sempre mais e melhor” refere Joaquim Coutinho Costa, da Gorgeous Azores, promotora do evento.

Oito chefes portugueses juntos a fazer cozinha de fogo

Os oito chefs que compõem o cartaz vão levar a cabo uma iniciativa solidária. Juntos vão cozinhar ao ar livre, com fogo de chão e caldeirões de ferro. Esta é a grande novidade deste Wine in Azores. Será “um exercício gastronómico informal, interativo e de partilha, em que os chefes cozinham juntos, mostrando a sua versatilidade gastronómica, com pratos de conforto e que fazem parte do imaginário rural, resultando em iguarias de aspeto popular e sabor absolutamente sofisticado”, destaca o chef Renato Cunha. Os trabalhos de confeção começam ao início da tarde, junto à entrada do Parque de Exposições da Ilha de São Miguel, na Ribeira Grande, e a degustação tem hora marcada entre as 19h00 e as 24h00. Serão servidas pequenas doses, a 6€ cada, sendo que 1€ irá reverter para uma associação humanitária de São Miguel. O vinho não poderá faltar! Por isso existem vários bares de apoio no local com vinhos e outras bebidas.

Wine in Azores Design Awards – Paixão Pelo Vinho

A revista Paixão Pelo Vinho está associada ao evento desde a primeira edição e promove o concurso Wine in Azores Design Awards. Todos os vinhos presentes no evento estão automaticamente em avaliação pelo painel de jurados reunido pela revista e presidido pela sua diretora, Maria Helena Duarte, que salienta: “A imagem é o primeiro convite à prova de um vinho. Um bom rótulo aliado à qualidade é uma garantia de sucesso da marca”. Após avaliada a imagem de mais de 1000 referências, serão atribuídos o 1º prémio “Best Design”, 2º e 3º prémios e duas Menções Honrosas. Esta será a terceira edição e conta com uma parceria de luxo, já que os prémios foram criados pela Coutale Portugal – Acessórios para Vinhos. Os grandes vencedores serão divulgados no domingo, dia 6 de novembro.

Concurso Best Wine in Azores – Cegos por Provas

O grupo Cegos por Provas que, tal como em 2019, irá promover um concurso que premiará os melhores vinhos presentes no Wine in Azores 2022 – Best Wine in Azores. Sábado, dia 5, revelar-se-ão os resultados das cinco categorias em concurso: “Melhor Espumante”; “Melhor Branco” (premeia os 3 melhores); “Melhor Rosé”; “Melhor Tinto” (premeia o 3 melhores); “Melhor Fortificado/Naturalmente Doce”. O júri, composto por escanções, enólogos, produtores e provadores convidados, será dividido por 3 mesas de prova (cada mesa provando ⅓ dos vinhos a concurso), com presidente de mesa e pelo menos um vinho repetido em cada mesa (para se aferir da justeza e calibração dos provadores). Os 5 melhores brancos e tintos e os 3 melhores espumantes, rosés e fortificados serão sujeitos a uma finalíssima e provados por todos os membros do júri.

Música e animação

Merece também destaque a aposta na animação musical após o período de provas. Na sexta-feira o palco Wine in Azores é da banda Oceanus; no sábado será a vez da banda sensação da ilha Terceira, os UZOHMS, seguindo-se os Acoustics para encerrar a noite. No último dia do certame será Manuel Moniz o responsável

pela animação musical. “Achámos que este ano era importante fomentarmos também este intercâmbio musical, chamemos-lhe assim, entre a Terceira e S. Miguel. Os UZOHMS são um projeto de grande sucesso na ilha Terceira e que temos a certeza conquistará os micaelenses. É mais uma forma de complementarmos esta aposta da Gorgeous na realização de eventos como o Wine in Terceira e o Wine in Azores” assegura Joaquim Coutinho Costa.

aNOTÍCIA.pt