Novo Volvo EX90 foi apresentado e promete o início de uma nova era

O novo Volvo EX90, um SUV 100% elétrico de 7 lugares, reforça o compromisso de segurança da marca e apela a um estilo de vida mais sustentável

novo-EX90
Novo Volvo EX90 foi apresentado e promete o início de uma nova era - ®DR

A Volvo Cars apresentou ao mundo, no centro de Estocolmo, o novo Volvo EX90, um SUV 100% elétrico de 7 lugares e bagageira, que reforça o compromisso de segurança da marca e apela a um estilo de vida mais sustentável.

Este modelo representa também o início de uma nova era para a Volvo Cars, definindo um rumo decisivo para um futuro totalmente elétrico.

O Volvo EX90 é o primeiro de uma série de modelos 100% elétricos que a Volvo Cars promete apresentar, a um ritmo anual, com o objetivo de comercializar apenas automóveis puramente elétricos até 2030, cumprindo o seu ambicioso plano ambiental, no qual pretende atingir a neutralidade climática em 2040.

Com início de produção previsto para o próximo ano, nos Estados Unidos, o novo Volvo EX90 será posteriormente produzido, também, na China. Ambas as unidades produtivas serão, nessa altura, ambientalmente neutras. O modelo vem juntar-se ao já icónico Volvo XC90 que continuará a ser produzido e será a alternativa híbrida plug-in da marca sueca, no segmento dos grandes SUV.

Fiel ao design escandinavo, o Volvo EX90 é um automóvel familiar versátil, elegante e com proporções modernas, capaz de combinar tecnologia avançada, conectividade e eletrificação para otimizar a segurança, a eficiência e a estética.

“O Volvo EX90 representa não só onde estamos, mas também onde queremos estar. Um automóvel 100% elétrico com uma autonomia até 600 kms, desenvolvido para elevar, ainda mais, a fasquia da segurança. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars,” referiu Jim Rowan, CEO da Volvo Cars

Nível de segurança sem precedentes

O nível de segurança que o novo Volvo EX90 apresenta de série, é superior ao de qualquer outro modelo da história da Volvo Cars. Um automóvel inteligente, desenvolvido para ser capaz de “entender” o condutor e a sua área circundante, capaz de criar, a qualquer instante, a situação mais segura para todos, dentro ou fora do automóvel. Terá a capacidade de ficar mais inteligente e mais seguro ao longo do tempo, à medida que recebe novos dados e novas atualizações.

O Volvo EX90 integra um escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, no interior e no exterior, apresenta um dos mais avançados packs de segurança de sempre, com oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos, radares e um sensor “lidar” todos conectados com os sistemas centrais e com a tecnologia NVIDIA DRIVE reproduzindo assim, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus.

Esta tecnologia não fica cansada, não se distrai e está sempre disponível tendo sido desenvolvida para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja.

O sistema “lidar”, em estreia absoluta, deteta não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar. Os sensores do automóvel contribuem, também, para melhorar o desempenho da função Pilot Assist, agora com um novo apoio à direção em mudanças de faixa de rodagem.

No interior, o modelo apresenta, também, um nível de tecnologia capaz de avaliar se o condutor está distraído ou desatento. Sensores especiais e câmaras, suportadas pelos algoritmos desenvolvidos pela Volvo, avaliam a concentração do olhar. Assim, o Volvo EX90 será capaz de tomar as medidas adequadas para ajudar o condutor, se necessário. A assistência pode começar com um simples sinal de aviso que cresce conforme a gravidade da situação. Se não houver resposta a avisos cada vez mais óbvios, o automóvel poderá mesmo parar em segurança, ligando as suas luzes de perigo.

O Volvo EX90 será também o primeiro Volvo que estará, sob o ponto de vista de hardware, preparado para a condução totalmente autónoma, no futuro.

Tecnologia com propósito

O Volvo EX90 apresenta um sistema central onde se encontram as plataformas Xavier e Orin NVIDIA DRIVE, e Snapdragon® Cockpit daQualcomm Technologies’. Em conjunto com o software desenvolvido pela Volvo Cars, este sistema será responsável pela maior parte das funções-chave do automóvel, desde a segurança ao sistema de infotainment passando pela gestão da bateria. O resultado final é uma experiência de utilização ainda mais responsiva e agradável.

Por outras palavras, o novo Volvo EX90 não será apenas um automóvel novo, mas um avançado computador sobre rodas. À semelhança dos smartphones ou portáteis, ele foi construído para melhorar ao longo do tempo, graças a atualizações regulares remotas de software (OTA – over-the-air updates).

Ao combinar a plataforma central da Snapdragon® Cockpit com as capacidades de visualização da Unreal Engine, uma ferramenta em 3D desenvolvida pela Epic Games e utilizada em alguns dos jogos mais famosos do mundo, será possível obter um processamento central rápido com gráficos em alta-definição nos ecrãs e nos head-up-displays do Volvo EX90.

Um ecrã central de 14,5 polegadas é o ponto de partida para um dos melhores sistemas de infotainment atualmente no mercado, com integração Google onde se integram por exemplo Google Assistant, Google Maps entre outras. Os displays do Volvo EX90 ajudam a manter os olhos na estrada ao disponibilizarem informação certa na hora certa. O Volvo EX90 será também compatível com Apple CarPlaywireless.

Graças à ligação 5G de série (quando disponível), será muito fácil a instalação de apps no display central e assim usufruir de uma navegação intuitiva. Este automóvel estreia também o novo sistema áudio da Bowers & Wilkins com Dolby Atmos e colunas integradas nos apoios de cabeça para uma experiência de som mais envolvente.

O novo Volvo EX90 também virá com a tecnologia de chave através do telefone, de série. Ou seja, o  smartphone servirá como chave do automóvel e irá destrancar as portas de forma automática iniciando  uma sequência de boas-vindas personalizada sempre que o condutor se aproximar e carregar o seu perfil pessoal, também automaticamente, ao entrar no veículo.

A tecnologia associa-se a um dos interiores mais elegantes e agradáveis do mercado, com materiais naturais ou de origem responsável que refletem os objetivos de sustentabilidade da Volvo Cars.

600 kms de autonomia e o uso de materiais reciclados

O Volvo EX90 é a melhor companhia para um estilo de vida familiar mais sustentável. De acordo com os testes WLTP atinge 600 kms com uma única carga, e carrega de 10% a 80%, em menos de 30 minutos.

Na sua versão de lançamento, terá tração às 4 rodas com uma bateria de 111kWh e dois motores elétricos que, na totalidade, serão capazes de disponibilizar até 380 kW (517 cv) e 910 Nm. Em conjunto com o novo chassis, conseguem recriar uma experiência de condução única, envolvente e suave.

O Volvo EX90 apresenta uma quantidade significativa de materiais reciclados – 15% de aço, aproximadamente 25% de alumínio, bem como 48 kgs de plástico reciclado e materiais de base biológica, o que corresponde a cerca de 15% do total de plástico utilizado no automóvel – o valor mais elevado de sempre num automóvel Volvo.

Este é o primeiro modelo da marca com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional – uma tecnologia inovadora que possibilita a utilização da bateria do automóvel como fonte de energia adicional para, por exemplo, carregar aparelhos domésticos ou mesmo outro Volvo.

Preços e versões a anunciar em breve

A Volvo Car Portugal anunciará, em breve, os preços e as versões disponíveis no mercado nacional podendo, desde já, adiantar que a versão de lançamento terá um nível de equipamento especial tornando este modelo – que assinala uma nova era na vida da Volvo Cars – ainda mais apelativo.

aNOTÍCIA.pt