Centro Interpretativo e Expositivo da Fortaleza de Sagres é inaugurado este domingo

O Centro Interpretativo e Expositivo da Fortaleza de Sagres é inaugurado este domingo. O investimento global rondou os 1,5 milhões de euros.

Centro-Expositivo-de-Sagres
Centro Interpretativo e Expositivo da Fortaleza de Sagres é inaugurado este domingo - ®DR

O Centro Expositivo e Instalação Museográfica no Promontório de Sagres, um espaço interativo e multimédia dedicado aos Descobrimentos portugueses e à figura do Infante D. Henrique, é inaugurado este domingo, dia 13 de novembro, pelas 14 horas.

As diferentes salas do edifício, de dois pisos, irão oferecer aos visitantes, novas perspetivas e olhares, quer através de um conteúdo mais histórico, quer através de um olhar contemporâneo, fomentando uma atitude de descoberta e de questionamento.

No rés-do-chão, fica instalada a exposição permanente que pretende levar o visitante a refletir sobre o valor singular deste território, desde a Antiguidade até aos nossos dias, e de como este se relaciona com a Expansão Portuguesa e a figura do Infante D. Henrique, proporcionando aos visitantes uma experiência interativa sobre a relevância de Sagres para a história da humanidade.

No primeiro andar, destinado a exposições temporárias, vai ser inaugurada a exposição de Manuel Baptista “Territórios Invisíveis”, num espaço que pretende proporcionar aos visitantes novas perspetivas e olhares, quer através de um conteúdo mais histórico, quer através de um olhar contemporâneo, fomentando também a descoberta e o questionamento.    

“O objetivo desta intervenção é capacitar o espaço museológico com um novo conceito de visita. Sustentado numa narrativa expositiva diferenciadora. Pontualmente com recurso a soluções tecnológicas, que se traduzem numa experiência imersiva e envolvente na história dos descobrimentos portugueses. Esta é sem dúvida uma forma diferenciadora de transmissão de conhecimento por segmentos de público mais alargados”, afirma Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA, empresa responsável pela implementação e coordenação do projeto.

Será de referir que o processo de reabilitação do Centro Interpretativo e Expositivo da Fortaleza de Sagres teve início em 2012, tendo o investimento global rondado os 1,5 milhões de euros.

aNOTÍCIA.pt