Pescador desaparecido ao largo de Ovar – Marinha coordena buscas

Marinha coordena buscas de pescador, de nacionalidade portuguesa, que caiu ao mar, tendo desaparecido, ao largo de Ovar

Pescador-desaparecido-Ovar
Pescador desaparecido ao largo de Ovar - Marinha coordena buscas - ®DR (NRP Andrómeda)

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) encontra-se a coordenar, desde a tarde de ontem, dia 10 de novembro, uma operação de busca e salvamento, ao lago de Ovar, de um pescador de nacionalidade portuguesa, de aproximadamente 50 anos, desaparecido da embarcação de pesca Virgílio Miguel, que se encontrava a navegar a cerca de 6 milhas náuticas, o equivalente a 11 km, a oeste de Ovar.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa pelas 17h07, através de comunicação rádio, onde a embarcação de pesca reportou queda ao mar de um elemento da guarnição.

De imediato, foi empenhada uma embarcação de pesca, que se encontrava na zona, para auxiliar nas buscas. Foram, também, acionadas para a área duas lanchas do Instituto de Socorros de Náufragos, que continuaram as buscas durante a noite, bem como um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que se juntará de novo esta manhã nas buscas. 

Durante o dia de hoje, irá também auxiliar nas buscas do pescador desaparecido ao largo de Ovar, o navio da Marinha NRP Andrómeda.

Sobre os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

​​A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.

aNOTÍCIA.pt