Automóveis Antigos em Parada, na Avenida da Liberdade

Avenida da Liberdade foi palco da 7ª parada de Automóveis Antigos, organizada pela UACS e pelo Clube dos Automóveis Antigos da Costa Azul

automóveis-antigos-Avenida-Liberdade
Automóveis Antigos em Parada, na Avenida da Liberdade - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Avenida da Liberdade foi palco da 7ª parada de Automóveis Antigos, organizada pela União de Associações do Comércio e Serviços e pelo Clube dos Automóveis Antigos da Costa Azul. Entre os clássicos que estiveram em exposição, destacamos o único carro fabricado em Portugal, o Edfor Grand Sport de 1936, o Ford T de 1910 e de 1915, o Packar de 1930 e o Rolls Royce de 1936.

Foram cerca de 150 os exemplares que desfilaram no coração da cidade de Lisboa, e que contou com  automóveis dos anos 1910 até 1979, sendo que cada década esteve representada por diversos veículos, todos eles pertencentes a colecionadores particulares.

Entre os clássicos que estiveram expostos, importa salientar o Edfor Grand Sport de 1936, os Ford T de 1910 e de 1915, um Packar de 1930 e o Rolls Royce de 1936, sendo que estiveram também em exibição modelos de marcas como Austis, Alfa Romeo, Autobianchi, Borgward, Buick, BMW, Citroen, Chevrolet, Dodge, DeSoto, Datsun, Ferrari, Fiat, Honda, Henkel, Jaguar, Lincoln, Lotus, Mercedes, Mercury, Morris, MG, Opel, Peugeot, Pontiac, Porsche,  Renault, Riley, Rover,  Sinca, Studebaker, Triumph, Valiant, Volvo, Volkswagen, Wolseley.

A concentração marcada para as 9 horas de hoje, no Parque do Palácio da Justiça, deu origem ao defile em direção à Av. da Liberdade, passando pela Rua Marquês da Fronteira, Av. Duque de Ávila, Av. da República, Praça do Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, Praça Marquês de Pombal, até chegar à emblemática avenida de Lisboa.

Os automóveis antigos ficaram em exposição na faixa central da Avenida da Liberdade, no troço compreendido entre o atravessamento da Rua Barata Salgueiro e a Rua das Pretas e às 16 horas  desfilaram em direção ao Rossio, regressando à Av. da Liberdade para terminar o troço na Rotunda do Marquês de Pombal.

Pela Avenida da Liberdade, passaram muitas pessoas que admiraram e fotografaram as reliquias em exposição, a maior parte turistas de visita a Lisboa.

A 7ª Parada de Automóveis Antigos da Cidade de Lisboa é uma organização conjunta entre a UACS e o Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

aNOTÍCIA.pt