O Benfica venceu o Gil Vicente na Luz, e mantêm a liderança do Campeonato

O Benfica venceu o Gil Vicente na Luz, e mantêm a liderança do Campeonato, com mais oito pontos que o FC Porto, segundo classificado.

Benfica-Gil-Vicente-Luz
O Benfica venceu o Gil Vicente na Luz, e mantêm a liderança do Campeonato - ©Joaquim Machado

O Benfica venceu o Gil Vicente na Luz por 3-1 e mantêm a liderança do Campeonato, com mais oito pontos que o FC Porto, segundo classificado. Líder da I Liga portuguesa de futebol, o Benfica recebeu o Gil Vicente, na 13.ª jornada do campeonato, antes da paragem para o Mundial 2022.

Nos primeiros minutos da partida o Gil Vicente a ter mais bola no meio campo ofensivo sem permitir ao Benfica pressionar na frente. Ainda assim, o primeiro sinal de perigo veio do Benfica por intermédio de Rafa, que aos quatro minutos já surgia em velocidade pela direita e via Kritciuk defender um remate para o poste.

Aos 8’ Rúben Fernandes derrubou Rafa na grande área e o arbitro assinalou grande penalidade. João Mário, chamado a marcar o penalti, bateu Kritciuk, e fez o primeiro golo para o Benfica.

Oito minutos depois, Fran Navarro cabeceou ao segundo poste depois de um cruzamento a partir do corredor esquerdo e viu a bola ser desviada pelo braço direito de Otamendi. Mais um penalti assinalado na Luz, desta vez a favor do Gil Vicente. O próprio avançado espanhol assumiu a marcação e fez o 1-1.

Aos 23′ mais uma oportunidade de Rafa depois de um remate cruzado, mas o guarda-redes do Gil Vicente negou o golo ao Benfica com uma palmada com a mão direita. Pouco depois, Rafa voltava a desperdiçar a oportunidade de rematar quando estava em posição frontal, assistido por Gonçalo Ramos. O camisola 27 dos encarnados quis tirar um adversário da frente e acabou por perder a bola.

Mas na jogada seguinte, boa abertura de Rafa na esquerda para Neres, que cruzou de pé direito, com a bola a ressaltar em Rúben Fernandes e em Kritciuk. A bola sobrou  para o segundo poste onde Gonçalo Ramos só teve de encostar para o fundo da baliza. Era o segundo golo para o Benfica

Ao intervalo, o Benfica levava vantagem, após uma primeira parte com um penalti para cada lado e um Gil Vicente atrevido, que em vários momentos dividiu o encontro com as águias. Um golo de Gonçalo Ramos recolocou as águias na frente. O marcador marcava 2-1, quando as equipas recolheram aos balneários.

As equipas voltaram ao relvado, para o segundo tempo, sem alterações e sob chuva intensa.

O Benfica voltava a pressionar e aos 53′ Gonçalo Ramos bisou! Canto marcado à maneira curta com Enzo a cruzar na esquerda para o coração da área do Gil Vicente onde surgiu o jovem avançado encarnado a marcar de cabeça. Adeptos festejaram o 3-1 na Luz, de forma entusiástica.
 
Seis minutos depois, Fran Navarro, em excelente posição para rematar permitiu o corte de Otamendi no último instante e a bola chega sem perigo às mãos do guardião do Benfica.
 
O Gil Vicente embora em desvantagem, não baixava os braços, e foi ainda protagonista de algumas oportunidades, mas sem conseguir finalizar,
 
Tambem os adeptos benfiquistas viram David Neres rematar ao poste para o que foi quase o 4-1.
 

Terminou o jogo na Luz, com a vitória do Benfica sobre o Gil Vicente por 3-1. Golos de João Mário (penalti) e de Gonçalo Ramos (36’ e 53’) para a equipa da casa. Para o Gil Vicente, golo de Fran Navaro (penalti).

Os encarnados saem deste encontro com uma série de 25 jogos sem perder em 2022/23 (21 vitórias e quatro empates, com 67-17 em golos), invictos no campeonato, só com uma igualdade cedida, e 100% vitoriosos nos jogos caseiros para a I Liga.

aNOTÍCIA.pt