Add Fuel transforma Havaianas em obras de arte

Add Fuel transforma Havaianas em obras de arte, que estarão em exposição no Museu Nacional do Azulejo, até 11 de dezembro.

Add-fuel-Havaianas-arte
Add Fuel transforma Havaianas em obras de arte - ®DR

Add Fuel transforma Havaianas em obras de arte, que estão em exposição no Museu Nacional do Azulejo, até 11 de dezembro. A obra surge graças à parceria da marca brasileira com o artista português Diogo Machado, mais conhecido por Add Fuel. Tendo como base um trabalho de pesquisa  sobre azulejaria tradicional portuguesa de padrão o artista criou  os padrões AZSLIM e AZTOP — aplicados nas tradicionais e populares Havaianas Slim e Top.

Numa colaboração inédita e com uma vertente solidária, Add Fuel foi desafiado pela Havaianas a pegar em dois pares de chinelos e a criar na sua base designs únicos no Mundo. Tudo começou ainda antes da pandemia, mas só agora, com alguns adiamentos depois, é que o projecto se concretiza.

Partindo da sua inspiração artística – os azulejos portugueses – o artista, que já viu o seu trabalho apresentado em exposições individuais e coletivas em galerias e museus de renome, desenvolveu dois padrões exclusivos que têm como base um trabalho de pesquisa (formal e de construção) sobre azulejaria tradicional portuguesa de padrão. Foi assim que nasceram os padrões AZSLIM e AZTOP — aplicados nas tradicionais e populares Havaianas Slim e Top.

“O meu intuito com esta reinterpretação e desenvolvimento artístico é de transmitir algo muito mais humano — a capacidade de nos prendermos ao que é nosso, português e tradicional —, mas também explorar visualmente a capacidade tão humana de aceitamos a mudança”, refere o artista Diogo Machado.

O padrão AZSLIM tem por base o clássico e delicado Padrão Camélia (com data de criação entre 1660/1680) e conta com muitos mais detalhes e elementos inesperados, tornando-se num novo padrão fluido, vibrante e igualmente elegante. Por um mero acaso que acabou por fazer todo o sentido, o padrão original sobre o qual AZTOP é baseado foi encontrado  na Rua do Arco da Graça, em Lisboa.

Estes chinelos únicos no mundo podem ser vistos no Museu Nacional do Azulejo, que alberga uma coleção de referência internacional e se juntou a esta que é também uma causa solidária, já que, durante a exposição, de 8 de novembro a 11 de dezembro, os pares AZSLIM e AZTOP estarão a ser leiloados na página de Instagram de Add Fuel. A base de licitação destas obras de arte é de 1500€.

“Esta colaboração inédita com um artista português é a nossa homenagem a um mercado onde a Havaianas tem o estatuto de love brand, o que nos deixa muito orgulhosos”, afirma Olenka Ibarretxe, General Manager para o mercado Iberia na Havaianas. “O resultado final são duas obras de arte nas quais a Havaianas é parte integrante, permitindo-nos surpreender o consumidor e, ao mesmo tempo, poder apoiar uma instituição, o que torna esta iniciativa ainda mais especial”, acrescenta, Olenka Ibarretxe,

O valor das licitações será entregue na totalidade à Casa de Acolhimento Mão Amiga, que foi escolhida em conjunto pela marca brasileira e por Add Fuel, que procuram ajudar a organização no seu nobre trabalho enquanto instituição e casa de acolhimento para crianças. Na exposição, está disponível um QR Code que remete para o leilão.

aNOTÍCIA.pt