O concelho de Reguengos de Monsaraz vai receber pela primeira vez uma prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio. O E-Rali Sharish – Alentejo Central decorre nos dias 19 e 20 de novembro com partidas do Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz e é a última prova do campeonato nacional destinado exclusivamente a veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os automóveis destinados à condução quotidiana.
Nesta prova são esperados 25 participantes, entre os quais o líder do campeonato nacional, Eduardo Carpinteiro Albino, e o atual campeão, Nuno Serrano, que se encontra em segundo lugar, e será entre estes dois pilotos que se vai disputar o título de campeão de Portugal. As equipas participantes no E-Rali Sharish – Alentejo Central vão percorrer 199,3 quilómetros, dos quais cerca de 89 quilómetros em setores seletivos.
No sábado, entre as 9h e as 11h30, vão decorrer as verificações técnicas das viaturas no Parque da Cidade, local onde os participantes têm também as tomadas elétricas para carregarem os automóveis. A partida para a primeira etapa acontece pelas 13h30, com as viaturas a saírem a cada minuto e a terem de cumprir setores seletivos, entre outros, em São Pedro do Corval, Motrinos, ancoradouro de Monsaraz, Aldeia da Luz, Barragem de Alqueva, Campinho e na chegada, a partir das 16h45, na Destilaria Sharish, em Reguengos de Monsaraz.
No domingo, dia 20 de novembro, a segunda etapa inicia-se às 9h30 no Parque da Cidade e as viaturas vão passar por Santiago Maior, Montoito, Santa Susana e Redondo, localidade onde vai decorrer pelas 11h30 a Power Stage Urbana. Em seguida, as equipas regressam ao Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz para terminarem o E-Rali Sharish – Alentejo Central e a edição de 2022 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, com a cerimónia do pódio marcada para as 14h.
O campeonato nacional de automóveis elétricos é organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tem como promotor o Classic Clube de Portugal e integrou seis provas, nomeadamente em Vila Nova de Gaia, Oeiras, Proença-a-Nova, Açores, Lisboa e a última neste fim de semana em Reguengos de Monsaraz.