Recuperadores Salvadores vão efetuar demonstração na baía de Cascais

A demonstração na baía de Cascais será efetuada no âmbito da 6.ª edição do Encontro de Recuperadores Salvadores

Recuperadores-Salvadores-Cascais
Recuperadores Salvadores vão efetuar demonstração na baía de Cascais - ®DR

Não se assuste ao ver, esta sexta-feira, dia 18 de novembro, a baía de Cascais a ser sobrevoada por helicópteros. A Força Aérea e a Câmara de Cascais acolhem a 6.ª edição do Encontro de Recuperadores Salvadores e nesta edição, a Força Aérea vai realizar, pelas 09H15, uma demonstração de capacidades na baía, com um AW119 Koala e um EH-101 Merlin, simulando o resgate de um náufrago em alto-mar.

A cerimónia de abertura oficial da 6.ª edição do Encontro de Recuperadores-Salvadores decorreu na passada quarta-feira, dia 15, no Centro Cultural de Cascais. O Tenente-General António Matos Branco, Comandante Aéreo da Força Aérea Portuguesa, e o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, estiveram presentes e enalteceram o trabalho feito pelos recuperadores salvadores, em especial na costa portuguesa. No total são esperados 150 tripulantes internacionais de 30 países que integram a Rescue Swimmers Association (EURORSA), a entidade organizadora do evento.

Este encontro bienal tem como objetivo a partilha de informação relacionada com a segurança de voo, partilha de conhecimentos e apresentação de novos equipamentos no contexto da busca e salvamento aeronáutico.

Sobre os Recuperadores Salvadores

Os recuperadores salvadores são elementos das Forças Aéreas ou Guarda Costeira dos vários países (no caso de Portugal são militares da Força Aérea Portuguesa), cuja missão é efetuar a avaliação, o resgate e o auxílio médico, a pessoas em perigo no mar, na terra ou no ar. Estes profissionais possuem grandes aptidões físicas e mentais, sendo que pilotos dos helicópteros afetos a este serviço estão capacitados para voar em situações atmosféricas bastante desfavoráveis.

aNOTÍCIA.pt