Aquecimento: Preços descem, mas portugueses gastam mais

Portugueses evidenciam uma preocupação crescente com o aquecimento das suas casas, mas também com o tipo de equipamento que utilizam

Aquecimento-portugueses
Aquecimento: Preços descem, mas portugueses gastam mais - ®DR

Com a descida das temperaturas, os portugueses estão a gastar mais dinheiro em equipamentos para aquecimento das suas casas, com as vendas de termoventiladores a aumentar 120% de 16 de outubro a 8 de novembro, face a 1 de outubro a 15 de outubro, revela uma análise do KuantoKusta, comparador de preços e marketplace.

Segundo a empresa, a procura por soluções de aquecimento subiu 40%, onde para além dos termoventiladores, outros sistemas estão em alta: as lareiras (+76,89%), as bombas de calor (+67,43%) e os aquecedores convetores (+55,82%) são as categorias que registaram uma maior subida da procura no mesmo período.

Desde outubro, os consumidores estão a comprar, em média, equipamentos no valor de €250, o que representa uma subida de 42,87% em relação ao valor registado no mesmo período do ano passado (€175).

“Verificamos uma preocupação crescente dos consumidores portugueses com o aquecimento das suas casas, mas também com o tipo de equipamento que utilizam. Um maior investimento inicial numa solução mais eficiente e económica permite uma poupança a longo prazo e este ano vemos que os portugueses estão a gastar mais na compra dos seus equipamentos”, explica Ricardo Pereira, diretor de marketing do KuantoKusta.

O mesmo responsável adianta que este poderá ser um bom período para adquirir e atualizar soluções de aquecimento das casas, pois nas últimas 3 semanas o preço médio destes equipamentos desceu 20,26%.

O comparador de preços alerta que aquecer a casa no inverno pode aumentar a fatura de energia em 50%, sendo fundamental que se tenha em conta a eficiência energética dos aquecedores ou ares condicionados escolhidos.

A pensar nisso, para pessoas que estão à procura de um novo aquecedor e querem saber como poupar em energia, o KuantoKusta disponibilizou também um artigo com os aparelhos mais económicos do mercado. 

aNOTÍCIA.pt