Cícero Bistrot, palco da apresentação do Festival Viver Portugal & Brasil

Cícero Bistrot, palco da apresentação do Festival Viver Portugal & Brasil, que se vai realizar em Portugal, no próximo mês de abril de 2023.

festival-viver-portugal-brasil
Cícero Bistrot, palco da apresentação do Festival Viver Portugal & Brasil - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Cícero Bistrot, foi palco da apresentação do Festival Viver Portugal & Brasil, que se vai realizar em Portugal, no próximo mês de abril de 2023. A apresentação foi feita no decurso de um jantar preparado a 4 mãos pelos Chefs Caetano Sobrinho (Caê Restaurante Bar, Belo Horizonte, Brasil) e Chef Hugo Cortez (Cícero Bistrot, Lisboa, Portugal)

O Festival Viver Portugal & Brasil, tem origem no projeto Fartura – Viver Portugal que acontece em Portugal pela quarta vez e que tem como objetivo a aproximação dos dois países por meio da gastronomia, da cultura e da criação de negócios.

O jantar de apresentação do Festival Viver Portugal & Brasil aconteceu no passado dia 16, e contou com a presença de empresários portugueses e brasileiros, para além de Paulo Dalla Nora Macedo, empresário brasileiro e proprietário do Cícero Bistrot, e de Rodrigo Ferraz, diretor da plataforma Fartura.

O Cícero, situado no emblemático bairro de Campo de Ourique é um bistrot-galeria, no qual a arte dialoga com a alta gastronomia e se celebra a incontornável arte modernista e contemporânea brasileira, proporcionando uma experiência artística através de uma ementa especialmente elaborada, que traz a influência de ingredientes luso-brasileiros para a cozinha de autor com técnicas francesas.

Paulo Dalla Nora Macedo, quando se lançou neste projeto, quis trazer um pouco da arte brasileira para Portugal, escolhendo 25 obras da sua coleção privada para decorar o Cícero, cuja maior inspiração são os trabalhos de Cícero Dias, um dos mais expressivos pintores modernistas brasileiros, que construiu a sua carreira em Paris e encantou o mundo com as suas obras. O bistrot tem ainda a influência artística da vitralista parisiense Marianne Peretti, a única mulher a fazer parte da equipa responsável pela construção de Brasília, capital do Brasil e marco modernista mundial.

As obras estão dispostas em perfeita harmonia com peças de mobiliário vintage e dialogam diretamente com os sabores, aromas e texturas dos pratos que foram pensados e concebidos para serem a perfeita extensão dos elementos da arte exposta, assim como a carta de bebidas, que busca valorizar vinhos de caráter peculiar.

O jantar preparado pelos Chefs Hugo Cortez e Caetano Sobrinho, resultou numa fusão de sabores luso-brasileiros, que nos deliciaram.

Para entrada, um polvo grelhado, da costa portuguesa, acompanhado com purê de moqueca e farofa crocrante de coco, fusão de sabores brasileiros. Este prato foi acompanhado por um espumante Vinha Pan, 100% Baga da Bairrada.

O primeiro prato, trouxe-nos um dos ex-libris da nossa cozinha, o ‘Bacalhau’ com salada de feijões brasileiros de três regiões do Brasil e tucupi, Tucupi um sumo amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida, que conferiu ao prato um sabor ligeiramente picante. Para acompanhar um Menin Reserva Branco 2021.

Seguiu-se o segundo prato, composto por bochechas de porco, iguaria tradicional alentejana, com lentilhas e embutidos portugueses coalhada seca e especiarias. Para acompanhar um Menin Tinto 2019.

A pré-sobremesa, consistiu numa variedade de queijos portugueses e doces mineiros (goiabada, doce de leite e marmelada de manga). Um H.O, touriga nacional 2021, Rosé, acompanhou divinalmente esta deliciosa junção de sabores.

Para terminar uma pera bêbeda com chocolate que acompanhamos com um Porto.

Dos dois chefes, ainda jovens, realçamos a simpatia e a vontade de continuarem a mostrar que ingredientes de países  tão diferentes, podem resultar numa cozinha de autor de alto gabarito.

Perante esta amostra, a expectativa do Festival Viver Portugal & Brasil, que se vai realizar em abril do próximo ano, é muita e deixa-nos com água na boca.

aNOTÍCIA.pt