Advid defende a revolução tecnológica e digital no setor da vinha e do vinho

ADVID defende a revolução tecnológica e digital no setor da vinha e do vinho em Portugal, para melhorar a competitividade e sustentabilidade

ADVID-tecnológica-vinha-vinho
Advid defende a revolução tecnológica e digital no setor da vinha e do vinho - ®DR

ADVID defende a revolução tecnológica e digital no setor da vinha e do vinho em Portugal, para melhorar a competitividade e sustentabilidade entre os atores do setor vitivinícola. Face a este cenário, a ADVID, enquanto Entidade Gestora do Cluster da Vinha e do Vinho, que está a assinalar o seu 40º aniversário, aposta na inovação para o futuro deste nosso importante recurso.

ADVID tecnológica vinha vinho

A desertificação dos territórios rurais, o aumento do custo das matérias-primas, a quebra na produção e a imprevisibilidade fruto das alterações climáticas são alguns dos maiores desafios que os produtores de vinho portugueses enfrentam.

“A defesa do setor do vinho, do produtor ao consumidor, deve passar pela implementação de diversas medidas estruturais, nomeadamente a criação de condições para que todos possam apostar na inovação tecnológica nos seus processos, mas também a capacidade que as regiões produtoras têm para captar e fixar os investidores, produtores e trabalhadores. Sem pessoas não há vinho, não nos podemos esquecer disso”, defende Rosa Amador, diretora geral da ADVID.

Para a ADVID, a revolução tecnologia tecnológica da vinha e do vinho, deve ser encarada sem receios e abraçado enquanto parceiro fundamental para que seja possível criar produtos diferenciados e de elevada qualidade, face uma concorrência global crescente, possibilitando também a captação e fixação de profissionais altamente qualificados e motivados.

Tornar o setor mais atrativo para as pessoas passa também por ajustar as qualificações entre a oferta e a procura e, entre outros, formação e desenvolvimento de competências relevantes nas áreas da especialização inteligente.

A inversão desta tendência do setor vitivinícola passa pela congregação de esforços para a implementação de uma estratégia que permita melhorar a competitividade do setor.

Esta é uma estratégia para a qual a ADVID está amplamente comprometida através do CoLAB VINES&WINES, a partir de onde é criada e partilhada informação, de forma contínua, que permita aos produtores tomar decisões suportadas em conhecimento técnico e científico, nomeadamente quanto à gestão eficiente dos recursos hídricos, na redução dos fitofármacos, na capacitação dos recursos humanos, na mecanização da vinha, racionalização do trabalho ou escolha de material vegetativo

Sobre a ADVID

A ADVID é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1982, que tem como objetivo contribuir para a modernização da vitivinicultura nacional e muito particularmente da região demarcada do Douro e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade e rentabilidade dos vinhos e das vinhas portugueses.

A missão da ADVID passa por promover o desenvolvimento sustentável da vitivinicultura duriense e nacional, num contexto de cooperação e funcionamento em rede, bem como de transferência de conhecimento acumulado pela investigação e experimentação realizadas no âmbito da atividade da ADVID.

Tendo sido pioneira na implementação de uma estratégia coletiva no setor da viticultura, a ADVID mantém o espírito da sua fundação, constituindo um caso raro de otimização de esforços diferenciados e consequente partilha equitativa de resultados e conhecimento.

aNOTÍCIA.pt