Uber Eats celebra o 5º aniversário de existência em Portugal, no dia 28 de novembro com uma cobertura de cerca de 80% da população portuguesa, em mais de 100 cidades nacionais. Atualmente, a app conta com 12.000 restaurantes e comerciantes parceiros em todo o país, cobrindo cerca de 80% da população portuguesa. Quando em 2017, iniciou a sua operação em Lisboa, o Uber Eats tinha apenas uma rede de 90 restaurantes parceiros.
Um ano depois da inauguração da nova sede e Centro de Excelência, em Portugal, o hub do Uber já é o maior na atividade da empresa na Europa. Localizado em Lisboa, o Centro de Excelência do Uber em território português, representou um investimento de mais de 90 milhões de euros e já gerou mais de 500 empregos diretos.
A sede de operações do Uber, inaugurado em Setembro do ano passado, constitui já a principal fonte de conhecimento sobre utilizadores, motoristas e parceiros de entrega e de desenvolvimento de produto, suportando 10 países europeus (+1 relativamente a 2021).
Durante este ano, em que a Uber Eats celebra o 5º aniversário de existência em Portugal, a aplicação de entrega de refeições e produtos do Uber continuou a expandir a sua operação em território nacional com a estreia da entrega de refeições e produtos Uber nas cidades de Tavira e Lagoa, para além da extensão da área de abrangência do Algarve às áreas do Carvoeiro e da Galé. No norte de Portugal, durante o primeiro semestre, o Uber Eats também implementou entregas ao domicílio em Esposende, Ofir, Fão e Amarante. No segundo semestre, o Uber Eats iniciou entregas ao domicílio nas cidades de Ovar e Cartaxo.
Para além do crescimento nacional, o Uber Eats desenvolveu a geoexpansão mais significativa em Lisboa, que correspondeu a um crescimento de cerca de 30% na área Metropolitana incluindo o reforço da cobertura geográfica nas áreas adjacentes, abrangendo agora mais de 1.200 km2 do território em questão.
Para além disso, o Uber Eats demonstrou a sua ambição ao passar a entregar tudo o que os seus utilizadores necessitam. Atualmente, a Uber Eats é uma plataforma de entrega de refeições e produtos a proporcionar compras de supermercados Continente, Minipreço, Bairro Shop, El Corte Inglés e Go Natural, de artigos culturais e entretenimento da note!, de eletrónica da Worten, de artigos de bem-estar, beleza e saúde da Well’s e d’O Boticário, em exclusividade, e lojas de conveniência GALP, entre muitas outras lojas.
Adicionalmente, no verão deste 5º aniversário, o Uber Eats voltou a inovar com múltiplas iniciativas para tornar as férias de portugueses e turistas mais cómodas, através da criação de mais de 50 pontos de recolha virtuais nas praias portuguesas de Norte a Sul e ilhas. Assim foi possível otimizar o encontro com o estafeta e agilizar a entrega de refeições e produtos balneares. A inovação marcou igualmente a estreia de um formato Pop-Up nas zonas das praias de Caminha, Vila Praia de Âncora e Moledo.
Também no Rock in Rio Lisboa, o Uber Eats estreou o Uber Venues, um serviço global inovador para festivais que facilitou a pesquisa por todas as opções de refeições e menus disponíveis em cada área do festival, sendo possivel levantar os pedidos nos restaurantes após notificação sem taxas adicionais, sem filas e simplificando os pagamentos.
O Diretor Geral do Uber Eats em Portugal, referiu que “O Uber Eats iniciou a sua operação na cidade de Lisboa em 2017, enquanto aplicação de entrega de refeições. Numa fase inicial, estivemos totalmente focados em garantir o melhor serviço nesta categoria, com a melhor experiência e seleção, ao mesmo tempo em que trabalhámos para fazer chegar o serviço a mais utilizadores e parceiros. Ao longo dos anos e com a consolidação do negócio de entregas de refeições, o Uber Eats alargou o seu serviço com a ambição de se transformar na aplicação onde os nossos utilizadores podem encontrar qualquer coisa de que precisem.” explicou Diogo Aires Conceição, acrescentando “Se por um lado, a entrega de alimentos continua a gerar o maior volume de entregas, os segmentos de compras de supermercado, lojas de conveniência, itens culturais, bem-estar, beleza, floristas, saúde e retalho em geral estão a crescer. Esperamos nos próximos cinco anos continuar a proporcionar momentos mágicos, surpresas inovadoras, e cada vez mais opções que facilitem a vida dos utilizadores e façam do Uber Eats um companheiro de todos os dias”, concluiu.
A nível global, o Uber Eats dispõe de mais de 870.000 restaurantes e comerciantes parceiros em mais de 11.000 cidades em 6 continentes. Estes resultados reforçam a sustentabilidade do modelo de negócio, numa combinação de forte crescimento com rentabilidade e retorno de capital.
Curiosidades sobre a experiência do Uber Eats:
- A encomenda mais cara foi de 979€;
- O maior pedido tinha 181 itens;
- O dia com mais pedidos foi a 14 de fevereiro de 2021;
- Os itens mais pedidos são: Água, Frutas e Legumes;
- A categoria de refeições mais pedida é o sushi e japonês.