Rally de Portugal está confirmado no calendário do WRC de 2023

O Vodafone Rally de Portugal foi confirmado como prova do WRC de 2023. A prova portuguesa irá para a estrada de 11 a 14 de maio.

Rally-de-Portugal-WRC
Rally de Portugal está confirmado no calendário do WRC de 2023 - ®DR

O Vodafone Rally de Portugal foi confirmado no calendário do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2023, disputando-se entre os dias 11 e 14 de maio. A prova do Automóvel Club de Portugal (ACP) será a quinta etapa de um calendário composto por 13 ralis e com novidades.

“É um orgulho enorme termos o Vodafone Rally de Portugal novamente confirmado no calendário do WRC 2023. Acima de tudo, é o reconhecimento da qualidade da nossa organização e da paixão dos portugueses pelo desporto automóvel e pelos ralis em Portugal, que este ano se traduziu num impacto de 153 milhões de euros para a economia nacional. Mais ainda quando este calendário reforça o destaque de Portugal nos ralis disputados na Europa”, sublinha Carlos Barbosa, presidente do ACP.

O calendário arranca com o Rali de Monte Carlo, entre 19 e 22 de janeiro, e termina no Rali do Japão, entre 16 e 19 de novembro. O Vodafone Rally de Portugal, uma das mais emblemáticas provas do Mundial, abre a fase de terra na Europa (depois da passagem pelo México, também em pisos de terra), sucedendo ao Rali da Croácia.

Grandes novidades no calendário de 2023 são o regresso ao Chile, que se estreou no Mundial em 2019, e um novo evento tripartido, o Rali da Europa Central (em asfalto), no final de outubro, dividido entre Áustria, República Checa e Alemanha.

“Estamos determinados a recolocar o calendário do WRC no panorama anterior à pandemia, com uma boa divisão de eventos entre a Europa e os outros continentes”, afirma o diretor do WRC Promoter, Simon Larkin. “Havia uma grande procura para um número limitado de eventos, mas estamos muito contentes com a abrangência e variedade de provas do próximo calendário. Será um grande desafio para os pilotos e um espetáculo fantástico para os adeptos de cada país”, destacou.

Calendário WRC 2023

Monte-Carlo 19 – 22 janeiro

Suécia 9 – 12 fevereiro

México 16 – 19 março

Croácia 20 – 23 abril

Portugal 11 – 14 maio

Itália 1 – 4 junho

Quénia 22 – 25 junho

Estónia 20 – 23 julho

Finlândia 3 – 6 agosto

Grécia 7 – 10 setembro

Chile 28 setembro – 1 outubro

Europa Central (Áustria, Rep. Checa e Alemanha) 26 – 29 outubro

Japão 16 – 19 novembro

aNOTÍCIA.pt