Viola Amarantina brilha com Rui Fernandes no Festival Internacional de Guitarra, no Uruguai

No Festival Rui Fernandes apresentou algumas composições do seu mais recente trabalho “A Viola Amarantina”

Viola-Amarantina-Rui-Fernandes
Viola Amarantina brilha com Rui Fernandes no Festival Internacional de Guitarra, no Uruguai - ®DR (foto retirada do vídeo "Querido Paredes")

Rui Fernandes foi um dos convidados para atuar no Festival Internacional de Guitarra de Maldonado, no Uruguai, que aconteceu de 16 a 19 de Novembro. Rui Fernandes apresentou algumas composições do seu mais recente trabalho “A Viola Amarantina”, uma homenagem a este instrumento de cordas originário de Amarante e também chamada de viola de dois corações devido às duas aberturas frontais em forma de coração.

O músico de Vila Real apresentou a versatilidade deste instrumento tradicional, interpretando composições que vão desde a música erudita, ao jazz, até à música popular portuguesa.

O Festival Internacional de Guitarra de Maldonado contou também com o americano David Chapman em alaúde renascentista, a francesa Gaëlle Solal e Sergio Fernandez do Uruguai na guitarra clássica.

O Embaixador de Portugal no Uruguai esteve presente num dos concertos de Rui Fernandes, assim como a imensa comunidade Açoriana que vive em Maldonado.

A viola amarantina foi a estrela neste Festival, suscitando a curiosidade do público que ficou rendido à sonoridade “aveludada” deste instrumento e da sua extraordinária versatilidade.

Rui Fernandes comprovou mais uma vez que a viola amarantina não pode nem deve ficar “refém” do rótulo colado à música tradicional. É uma viola portuguesa para ser útil à música do mundo.

aNOTÍCIA.pt