Chef David Jesus lança Utopias à Mesa

Chef David Jesus lança Utopias à Mesa, no estúdio 'Ai de Mim', que tem como premissa um estilo de vida mais saudável e mais sustentável.

Chef-David-Jesus-utopias
Chef David Jesus lança Utopias à Mesa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Chef David Jesus lança Utopias à Mesa, no estúdio Ai de Mim, que tem como premissa da sua mentora Cristiana Gastão, um estilo de vida mais saudável e mais sustentável  e pretende que seja um espaço de encontro(s), de inspiração que contribua para um Mundo melhor. É, por isso, o espaço ideal para iniciar esta ronda de conversas à mesa que começam sempre com um workshop de cozinha.

Utopias à Mesa, aparece na sequência, ou antes é uma extensão da Associação Utopia Verde, criada no último trimestre de 2021. Lançada a 27 de novembro pelo Chef David Jesus, a Utopias à Mesa é mais uma iniciativa que acompanha a sua missão de prevenir e reduzir o desperdício alimentar.

O “palco” escolhido para apresentar a Utopia Verde, a sua visão, missão e valores bem como a sua estratégia e posicionamento é o espaço ‘Ai de Mim’, um estúdio especialmente desenhado para workshops de cozinha e jantares exclusivos. Entre outras valências, que recebe, já partir de novembro e com uma cadência que se pretende mensal, os fundadores da Utopia Verde, bem como diversos parceiros alinhados com os valores de prevenção e redução do desperdício alimentar para uma série de conversas à mesa. Estes eventos mensais pretendem promover de uma forma descontraída a educação alimentar, cooperação, consumo consciente e, claro está, a sustentabilidade.

Desde a sua fundação, a Utopia Verde já lançou outras iniciativas, como o podcast Utopias à Parte, onde promovem conversas que dão a conhecer dicas de cozinha, compostagem, e um sem número de iniciativas e projetos um pouco por todo o país e que contribuem igualmente para atingir os mesmos objetivos. Chef David Jesus lança o Utopias à Mesa, para ajudar os outros a combater o desperdiçio alimentar, e aprenderem a fazer refeições saudávies, mas nem por isso menos saborosas.

Na base da missão da associação está a redução do desperdício alimentar através de uma estratégia social composta por entidades doadoras e recetoras e também focada na distribuição de bens alimentares a famílias carenciadas. Dentro das áreas de intervenção dirigidas à comunidade escolar e educativa, a Utopia Verde promove também ações de sensibilização dirigidas a crianças, jovens, docentes e encarregados de educação sobre alimentação sustentável. Algumas destas ações decorrem no concelho de Odivelas, onde se situa a sua sede, mas também noutros pontos do país.

Neste primeiro evento, que teve 2 turnos, os 3 fundadores da Utopia Verde –  David Jesus, André Figueiredo e Rita Velhinho, partilharam com os presentes (capacidade máxima de 15 pessoas por turno) o que é afinal esta associação, naquele que foi o primeiro evento presencial de apresentação da Utopia Verde, mas também trazer para esta “nova casa” algumas marcas parceiras de relevo nestas mesmas temáticas.

O Chef David Jesus, teve a oportunidade de partilhar com os presentes algumas dicas de cozinha sustentável, a que se seguiu uma degustação dos pratos confecionados durante o workshop. Pretende-se ainda que o Utopias à Mesa seja também um projeto de e para a comunidade porque o envolvimento de todos e a cooperação são elementos fundamentais para a Utopia Verde.

O menu confecionado neste primeiro workshop da Utopias à mesa, constou de peixinhos da horta , que são na verdade vários legumes em tempura e não apenas feijão verde, uns  húmmus de espinafres com couve-flor assada e couve kale, tártaro de novilho, posta de novilho frita com broculos, risotto de abóbora, com bagas de goji e risotto de tinta de choco com camarão. Para sobremesa, crumble de aveia com maçãs.

Os participantes, tiveram a possibilidade de aprender técnicas e truques de culinária durante a confecção dos pratos que ajudaram a preparar e trocar impressões com o Chef David Jesus, durante a degustação que se seguiu, num ambiente de amena cavaqueira.

Quem é:

David Jesus

David Jesus cresceu em Odivelas. Como escoteiro aprendeu a cozinhar no mato e depois de passar pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, viajou pelo mundo, onde passou por experiências que o marcariam para sempre. Trabalhou em conceituados restaurantes e hotéis e atualmente integra a equipa do É um Restaurante, onde é chef executivo e cozinha lado a lado com pessoas que viveram em situação de sem-abrigo, e que David ajudou a tirar da rua ” Posso ganhar menos, mas quando me sento à mesa com esta equipa, o meu coração enche-se de alegria” refere este jovem Chef, com os olhos a brilhe de emoção.

André Figueiredo
 
André Figueiredo cresceu em Odivelas. Desde criança que sonhava trabalhar com computadores e foi no ISEL que alcançou o seu sonho. Apaixonado por desafios, é hoje Head of Engineering numa conhecida multinacional. Cheio de ideias, foi ao ser pai que a sua preocupação com o ambiente se intensificou. Amigo de infância do David, juntaram-se para criar a Utopia Verde e ajudarem a tornar o mundo um lugar melhor.
 
Rita Velhinho
 
Rita Velhinho cresceu entre Odivelas e Loures. O seu interesse pela saúde levou-a a formar-se em Ciências da Nutrição e a exercer na área, cruzando-se com diversas realidades e experiências. Ser mãe reforçou esta preocupação com o bem-estar dos outros e decidiu abraçar o projeto Utopia Verde com total confiança e dedicação, garantindo o ritmo e vivacidade da associação.
 
A Utopia Verde revê-se no compromisso desenhado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, onde se incluem os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, entre os quais: ODS1 – Combate à Pobreza, ODS2 – Fome Zero e ODS12 – Consumo e produção responsável.