“Queijo do Centro sobre Rodas” dá a conhecer queijos DOP do Centro

Arranca hoje a campanha 'Queijo do Centro sobre Rodas', que leva queijos DOP da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal às cidades de Lisboa e Porto

queijo-centro-DOP
"Queijo do Centro sobre Rodas" dá a conhecer queijos DOP do Centro - ®DR

Arranca hoje a campanha ‘Queijo do Centro sobre Rodas’, que leva queijos da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal às cidades de Lisboa e Porto. Estes queijos, com Denominação de Origem Protegida (DOP) vão andar na estrada a levar sabores únicos ao palato e ao coração dos consumidores. Uma carrinha vai percorrer as cidades do Porto de 7 a 11 de dezembro e Lisboa de 13 a 17.

Esta ação surge no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, liderado pela InovCluster, em parceria com 15 entidades regionais e que visa sensibilizar os consumidores para o consumo de Queijos com DOP.

O que é um Queijo com DOP? Como identificar um Queijo com DOP? O que os distingue dos demais? São perguntas que muitos portugueses, ainda, hoje, têm dificuldade em responder. assim e porque ainda há muita iliteracia alimentar, esta mostra itinerante quer dar a conhecer estes termos na prática, até porque há muitos consumidores que, ainda, não conseguem identificar este produto qualificado

A mensagem a transmitir é simples: ao consumir queijos com DOP do Centro, as pessoas estão a optar por produtos de origem portuguesa e de elevado valor, mas também, a preservar o património, a autenticidade dos territórios e as paisagens, através da manutenção dos campos. De facto, os consumidores ao optarem por adquirir queijos com DOP estão a contribuir para preservar uma atividade económica relevante para a região Centro, valorizando a profissão de pastores e de queijeiros e combatendo a desertificação em espaços rurais.

Depois de um ano difícil marcado pela seca severa e por grandes incêndios, a fileira do Queijo do Centro de Portugal demonstra, com mais esta ação inovadora, a sua resiliência e vontade de agarrar o futuro. É urgente valorizar estes produtos endógenos de elevada qualidade e tornar os sabores genuínos os mais apreciados e, para isso, nada melhor que o contacto direto com os consumidores.

“É necessário realizar ações de proximidade que permitam ao consumidor constatar que a escolha por um produto qualificado, em detrimento de outro sem qualificação, é garantia de qualidade superior, de genuinidade e autenticidade e, por tal motivo merece toda a sua confiança. Assim, é pertinente sensibilizar o consumidor de forma a que este possa, facilmente, identificar um queijo qualificado, na prateleira de um supermercado ou outros locais de venda”, sublinha a InovCluster.

Recorde-se que os Queijos com DOP da Região Centro são feitos, obrigatoriamente, nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal, com leite cru de ovelha ou ovelha e cabra (dependendo do queijo) de raças autóctones ou perfeitamente adaptadas a estes territórios e carregam um legado histórico de diferentes gerações, respeitando e valorizando um conjunto de saberes ancestrais. Por outro lado, estes queijos seguem rigorosas regras de salubridade e segurança alimentar. Este conjunto de características conferem a estes queijos uma qualidade diferenciada e sabores únicos e inimitáveis.

Por trás destes queijos há rostos e mãos, há pastores e queijeiros o que significa que a produção de queijos tem também uma importância vital para a dinâmica económica e social de um conjunto de territórios rurais, mas também ambiental, já que contribuiu para a manutenção de preservação de paisagens e espécies diferenciadoras. Daí a campanha, que arranca hoje na cidade do Porto, ‘Queijo do Centro sobre Rodas’.

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro é uma parceria composta por 15 entidades tais como comunidades intermunicipais, associações ligadas à fileira, instituições de ensino superior e de I&DT e outras instituições com um papel relevante na valorização económica dos Queijos com DOP da Região Centro tendo como entidade Líder a InovCluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro, cofinanciado pelo CENTRO2020, PORTUGAL 2020 e pela UE através do FEDER.

Calendário da Campanha Queijo do Centro sobre Rodas

PORTO

7 de dezembro – Praça D. João I

8 de dezembro – Avenida dos Aliados

9 de dezembro – Rua das Carmelitas

10 de dezembro – Avenida Brasil – Esplanada do Molhe

11 de dezembro – Praça Mouzinho de Albuquerque

LISBOA

13 de dezembro – Campo Grande

14 de dezembro – Alameda D. Afonso Henriques

15 de dezembro – Praça de Londres

16 e 17 de dezembro – Belém (junto ao estacionamento junto ao McDonalds)

aNOTÍCIA.pt