Madeiro volta a aquecer a noite de Penamacor Vila Madeiro

Madeiro volta a aquecer a noite de Penamacor Vila Madeiro, numa festa que alia as tradições, com outras atividades festivas e culturais.

Penamacor-a-Vila-Madeiro
Madeiro volta a aquecer a noite de Penamacor Vila Madeiro - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Madeiro volta a aquecer a noite de Penamacor  Vila Madeiro numa festa que alia as tradições, daquele que é considerado o maior madeiro de Natal de Portugal, com outras actividades festivas e culturais.

Foi às zero horas do dia 24, que o Madeiro, foi aceso pelos jovens que nasceram em 2020, no adro da Igreja Matriz,  que como já vem sendo hábito se transformou na sala de visitas de Penamacor Vila Madeiro, onde residentes, amigos e turistas, muitos deles oriundos da vizinha Espanha, se reuniram para assistir ao atear das mais de 150 toneladas de lenha, que foram trazidas e empilhadas naquele local no dia 8 e que, como manda a tradição, ficarão a arder para aquecer o Menino Jesus.

A festa do Maior Madeiro de Portugal conta, mais uma vez, com um mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, animação itinerante, fóruns, colóquios, feira do livro, showcooking, passeios pedestres e equestres, concertos e oficinas, entre inúmeras atividades recreativas, gastronómicas e culturais.

O certame é organizado pela Câmara Municipal de Penamacor, tem como objectivo de contribuir para preservar o património cultural daquele concelho e atrair mais visitantes à vila contribuindo para dinamizar a economia local.

As atividades que antecederam o acender do Madeiro tiveram início às 17:00 com animação de rua com as bandas “Fun Christmas” e “BFC Street Band”. A partir das 21:00 decorreu na tenda “Vila Madeiro” um concerto com a banda filarmónica de Aldeia de João Pires a que se seguiu um espectáculo com os “Soul Gospel Project”.

Hoje (24), destaque para um concerto com o saxofonista João Salcedas e para os espectáculos de animação de rua “É Natal”, “Bordões da Beira” e “Orquestra do Pai Natal”.

Já no próximo domingo, os cânticos ao menino, são o ponto alto do maior madeiro de Portugal e ainda  o espectáculo “circo mágico de Natal” que decorre a partir das 16:00 na tenda “Vila Madeiro” e que certamente animará miúdos e graúdos.

aNOTÍCIA.pt