Pelé Eterno: a trajetória do Rei do Futebol

Os amantes do futebol no mundo e os fãs do melhor jogador de futebol de todos os tempos despediram-se do eterno Pelé

Pelé-Eterno
Pelé Eterno: a trajetória do Rei do Futebol - ©Peter Rov

Pelé é eterno e considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos, é o maior artilheiro do mundo, com 1281 gols, e foi o jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo.

A Trajetória do Rei do Futebol, o eterno Pelé
 
1940 Pelé ou Edson Arantes do Nascimento, nasceu em Três Corações (MG) e passou parte da infância em Bauru (SP). Pelé, que era chamado de Dico não gostava do novo apelido, passou por algumas equipes amadoras durante sua infância. Aos 11 anos, o ex-jogador Waldemar de Brito o descobriu e o convidou para a equipe que estava atuando como observador-técnico: Bauru Atlético Clube. Passados poucos anos, Waldemar percebeu o enorme talento de Pelé e decidiu levá-lo para um time maior, o Santos.
 
1958 Pelé começa sua longa passagem na Seleção Brasileira, em 1957 após um início avassalador no Santos. No ano seguinte, conquistou o mundo: marcou cinco gols e levou o título da Copa do Mundo da Suécia. Ele ainda ganharia os títulos mundiais dos anos de 1962 e 1970.
 

1960 Reconhecido no mundo, aos 18 anos, o eterno Pelé precisou dividir o tempo que tinha entre o futebol e o serviço militar. Se alistou e serviu o Exército do Brasil por seis meses. De acordo com documentos do Exército, era chamado como Soldado Nascimento e ainda ajudou a corporação a vencer o Campeonato Sul-americano de Futebol das Forças Armadas, marcando o gol decisivo no jogo final contra a Seleção Militar da Argentina.

1969 A equipe Santista realizou uma excursão na África. E que foi palco de um dos maiores mitos de sua carreira. Em uma das partidas, o amistoso da equipe teria paralisado uma guerra civil na Nigéria que durava anos. Após deixar o local, o conflito acabou retornando. Pelé disse, certa vez, que o episódio é um dos seus maiores orgulhos. Porém, não há confirmações oficiais de que o cessar-fogo foi de fato para assistir ao Santos de Pelé. O assunto também é pauta de historiadores.

Ainda 1969 no dia 19 de novembro, em cobrança de pênalti, Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira na vitória de 2 a 1 do Santos sobre o Vasco. Esta foi uma das muitas marcas impressionantes de sua carreira. Aliás, o número total de gols do Rei é palco de muitas polêmicas.

1970 Pelé se formou em Educação Física na década de 1970.

1973 Pelé já foi goleiro em quatro jogos pelo Santos. Em toda, Pelé, quando acionado, não levou nenhum gol. Gênio em qualquer parte do campo.

1974 Pelé foi expulso em 13 jogos com a camisa do Santos.

1975 Pelé jamais jogou oficialmente por clubes da Europa. Só vestiu de maneira oficial dois uniformes na carreira: o Santos e o New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde atuou entre 1975 e 1977.

1977 Pelé teve três despedidas na carreira. A primeira foi pela Seleção Brasileira, em amistoso contra a Iugoslávia, em 1971. Depois, com o Santos, diante da Ponte Preta, em 1974. E por último em 1977, em um jogo festivo entre o Santos e o New York Cosmos.

1981 Pelé foi eleito por jornalistas do mundo todo como Atleta do Século. O Rei ficou à frente do corredor Jesse Owens. O Comitê Olímpico Internacional (COI) também o elegeu com o mesmo prêmio mesmo sem o Rei ter disputado nenhuma olimpíada.  Ainda em 81 Pelé também foi ator. Participou de filmes como “Fuga para a Vitória”, de 1981, e “Os Trombadinhas”, de 1979. Documentários também contaram a vida do rei: “Pelé Eterno”, de 2004, e “Pelé: O Nascimento de uma Lenda”, de 2016, e “Pelé”, de 2021.

1995 Pelé também ocupou o cargo máximo da política esportiva no Brasil. A convite de Fernando Henrique Cardoso, Pelé foi ministro do esporte durante três anos. Foi neste período que foi assinada a Lei Pelé, que quase fez a Fifa excluir o Brasil da Copa de 98. Pelé também teve forte trabalho para impedir o funcionamento de bingos, mas não teve êxito.

1998 Pelé já foi compositor e participou de um álbum em conjunto com a cantora Elis Regina, em 1969. Porém, foi uma música de 1998, chamada ‘ABC’, parte de uma campanha do Governo Federal incentivando a alfabetização, foi a que ganhou maior proporção nacional.

2000 Em 2000, Pelé recebeu da Fifa o prêmio de melhor jogador do século desbancando nomes como Maradona, Cruijff e Di Stéfano.

2012 Pelé começou a ter problemas mais sérios de saúde há dez anos. Com dores crônicas no quadril em decorrência de uma artrose, o Rei do Futebol teve que passar por uma cirurgia para colocação de uma prótese no fêmur. Dali em diante, Pelé teria dificuldades de locomoção.

2021 O câncer no cólon direito foi diagnosticado durante exames de rotina que o Rei do Futebol fazia em setembro. Logo em seguida, em fevereiro, a primeira internação para a sequência da quimioterapia.

2022 No dia 29 de novembro com a Copa do Mundo 2022 em andamento, Pelé foi internado no Hospital Albert Einstein para tratamento de uma infecção respiratória e reavaliação do tratamento quimioterápico. Porém, o câncer progrediu, e o Rei do Futebol se despediu no dia 29 de dezembro de 2022. Um dia para sempre.

03/01/2023 Corpo de Pelé é sepultado após cortejo pelas ruas de Santos, Caminhão com o caixão do Rei Pelé circulou entre fãs por cerca de três horas e meia, em um dia nublado e triste, para os amantes do futebol no mundo.

Pelé-Eterno
Pelé Eterno: a trajetória do Rei do Futebol – ©Peter Rov

aNOTÍCIA.pt

NOTA: texto redigido em português do Brasil