Novos Volvo C40 Recharge e XC40 Recharge com maior autonomia

Novos Volvo C40 Recharge e XC40 Recharge com maior autonomia, carregamento mais rápido e opções de tração traseira

Volvo C40
Novos Volvo C40 Recharge e XC40 Recharge com maior autonomia - ®DR

Maior autonomia, uma capacidade de carregamento mais rápido e opções de tração traseira são as principais novidades que a Volvo Cars agora anuncia para os seus modelos 100% elétricos, XC40 Recharge e C40 Recharge.

“Este é mais um grande passo com vista à nossa eletrificação total em 2030. A autonomia e os tempos de carregamento são fatores fundamentais para cada vez mais clientes, por isso, estas melhorias tornam os nossos modelos 100% elétricos ainda mais atrativos” refere Javier Varela, Chief Operating Officer & Deputy Chief Executive – Volvo Cars

Os Volvo XC40 Recharge e C40 Recharge apresentam agora três opções disponíveis:

  • single motor
  • single motor extended range
  • twin motor

e três níveis de equipamento

  • core
  • plus
  • ultimate

O regresso da tração traseira

Ambos os modelos apresentam agora duas novas opções de tração traseira, uma variante a que a Volvo Cars agora regressa, pela primeira vez em 25 anos, desde o Volvo 940, para uma condução mais ágil.

A opção single motor é acionada por um motor elétrico de íman permanente de 175kW, o que proporciona um aumento de potência de 3% em relação à opção de tração dianteira de 170kW.

No XC40 Recharge, mantém-se a mesma capacidade da bateria de 69kWh, mas as melhorias na eficiência do sistema de arrefecimento permitem agora atingir maior autonomia, passando de 425 kms para 460 kms (WLTP). Para o C40 Recharge, a autonomia passa de 438 km para 476 km (WLTP).

Nestas versões, o carregamento de 10% a 80% demora agora cerca de 34 minutos utilizando um carregador DC de 130kW.

A variante de tração traseira tem ainda disponível uma opção mais poderosa e com maior autonomia denominada single motor extended range. Neste caso, a bateria é maior, e vem associada a um motor elétrico mais potente no eixo traseiro, com capacidade de 185kW e um pack de baterias de 82kWh capazes de aumentar a autonomia para 515 kms (WLTP) no XC40 Recharge e para 533 kms (WLTP) no C40 Recharge.

A capacidade de carregamento desta opção também se torna mais rápida através de um pack de baterias maior que permite carregar à taxa máxima de 200kW DC (anteriormente o máximo permitido era 150kW DC) demorando agora aproximadamente 28 minutos a carregar de 10% a 80% da capacidade.

Versão AWD melhorada

A versão AWD, denominada Twin Motor, beneficia também de updates, obtendo melhorias de autonomia significativas. O conjunto anterior de dois motores elétricos de 150kW nos eixos dianteiro e traseiro foi agora substituído pela opção, desenvolvida internamente pela Volvo Cars, de motor elétrico de 183kW de íman permanente no eixo traseiro e de um novo motor elétrico assíncrono de 117kW no eixo dianteiro.

Esta nova configuração, em conjunto com o pack de baterias de 82kWh, e as melhorias globais no sistema de arrefecimento, fazem com que o XC40 Recharge consiga agora atingir 500 kms (WLTP) numa única carga, um aumento de 62 kms em relação à anterior versão. O C40 Recharge, consegue, por seu turno, passar de  451 kms para 507 kms (WLTP).

Estas novas versões incluem também updates no exterior. Estão agora disponíveis, por exemplo, duas novas cores Cloud Blue e Vapour Grey e novas jantes de liga leve de 19´´ capazes de melhorar o design e ajudar na eficiência aerodinâmica.

O Volvo XC40 Recharge está disponível a partir de 51.672€ e o Volvo C40 Recharge a partir de 53.620€.

aNOTÍCIA.pt