Fins de Semana Gastronómicos em destaque no “Palmela, Experiências com Sabor!”

Os Fins de Semana Gastronómicos abrem o calendário 2023 do "Palmela, Experiências com Sabor!", com o objetivo de promover a gastronomia local

Fins de Semana Gastronómicos Palmela
Fins de Semana Gastronómicos em destaque no "Palmela, Experiências com Sabor!" - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Com um papel de destaque no “Palmela, Experiências com Sabor!”, os Fins de Semana Gastronómicos são uma iniciativa do Município de Palmela e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, criada em 2010, com o objetivo de promover a marca turística Palmela, associada à gastronomia e aos produtos locais de qualidade.

Para o efeito, são criadas sugestões que integram as ementas regulares dos estabelecimentos de restauração aderentes.

O calendário 2023 do “Palmela, Experiências com Sabor!” apresenta oito fins de semana gastronómicos a não perder. São eles:

Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça (20, 21 e 22 / 27, 28 e 29 de janeiro);

Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha (1 de março, 1 e 2 de abril / 7, 8 e 9 de abril);

Fins de Semana Gastronómicos da Sopa Caramela ( 5, 6 e 7 / 12, 13 e 14 de maio);

3ª Mostra Gastronómica Literária de Palmela – Pela Boca entra a Literatura ( 17 e 18 de junho);

Fins de Semana Gastronómicos da Fruta de Palmela (14,15 e 16 /21, 22 e 23 de julho);

Fins de Semana Gastronómicos do Vinho de Palmela ( 1, 2 e 3/8, 9 e 10 de setembro);

Fins de Semana Gastronómicos do Coelho à Moda de Palmela (13, 14 e 15 / 20, 21 e 22 de outubro);

Fins de Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal ( 24, 25 e 26 de novembro / 1, 2 e 3 de dezembro).

O mês de janeiro foi escolhido para dar relevo à ‘Fogaça de Palmela’  pequenos bolos de sabor cítrico, que abre assim o programa de promoção gastronómica “Palmela – Experiências com Sabor!”, já este fim de semana. De 21 a 23 e de 28 a 30 de janeiro, vários restaurantes do concelho de Palmela vão apresentar entradas, pratos principais e sobremesas, usando este que é o elemento da doçaria mais representativa do concelho, em propostas como bacalhau com fogaça, gelado ou crumble de fogaça.

O mês escolhido para celebrar o biscoito não foi por acaso. Era em janeiro que a população local tinha a tradição de confecionar as fogaças, no dia 15, para oferecer a Santo Amaro, como forma de pagamento das suas promessas, muitas vezes associadas à recuperação de órgãos do corpo, explicando assim os bolos em forma de uma mão ou de um pé.

De acordo com Luis Miguel Calha, vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela, a iniciativa destes fins de semana gastronómicos “têm o condão de promover a gastronomia tradicional da região, mas também criar ementas com base nos nossos produtos endógenos”.

Este não é a primeira vez que o desafio é feito aos restaurantes locais: ” há cerca de uma década lançamos o desafio aos nossos agentes turísticos da restauração e da hotelaria para confeccionarem ementas inovadoras com base nos produtos locais, tais como a Fogaça o moscatel Setúbal e o queijo, e fomos bem sucedidos. Para lhe dar um exemplo só no ano passado tivemos mais de 200 menus criados, baseados em receitas  tradicionais.” refere Luis Miguel Calha.

‘Palmela experiências com sabor’ tem ainda associado, concursos gastronómicos,  concursos de doçaria, show cookings, harmonizações de vinhos com iguarias culinárias como o coelho à moda de palmela ou a sopa caramela uma receita tradicional muito antiga.

Sobre Palmela

Situada a cerca de 40 minutos de carro de Lisboa, Palmela pertence ao distrito de Setúbal e é a sede de um belo município. Desde património histórico e cultural a paisagens de encantar, não faltam motivos para visitar um concelho, que é também célebre pelos seus vinhos.

Visitar Palmela num destes fins de semana, seá certamente um bom programa para fazer em familia, com amigos ou até para uma fim de semana romântico.Poderão consultar aqui a lista dos restaurantes aderentes.

aNOTÍCIA.pt