Serra da Estrela: Um poema chamado neve

A neve chegou este inverno à Serra da Estrela. A massa consistente e branca surge na paisagem e casa na perfeição com o granito.

Serra da Estrela neve
Serra da Estrela: Um poema chamado neve - ©Nuno Adriano

Serra da Estrela: Um poema chamado neve

Finalmente a neve chegou este inverno. Desejada por todos, ou não fosse um dos grandiosos espetáculos da natureza, resistir-lhe é quase uma tarefa impossível. O seu poder de atração é imbatível e entra-nos na alma como um sentimento de paixão. É com esse sentimento que rumo com os meus convidados à Serra da Estrela sempre que a mãe natureza nos compensa com este presente.

Casa na perfeição

De coração palpitante para vermos e sentirmos a neve a cair no rosto, tocarmos com as mãos e ver como um simples cristal de gelo tem tanta influência em nós, somos tomados pela impaciência que reina a cada minuto que galgamos a altitude. Como um oceano de água imensa, a massa consistente e branca surge na paisagem e casa na perfeição com o granito. Entrelaçam-se num amor que sabemos, de antemão, que é efémero. Mas enquanto dura, é mágico. 

Reflexão

Já no seu seio da montanha, onde as florestas dançam ao sabor do vento e que são alvo de embates profundos com a neve que cai, ouvimos na rádio a celebração do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade. Um símbolo da nossa poesia, mestre na escrita e um construtor de sonhos nato. Refleti como guia de natureza que tem a Serra da Estrela como seu palco e partilhei com os meus convidados, como Eugénio de Andrade veria e escreveria sobre a Serra da Estrela. Seria um só verso? Uma estrofe apenas ou destinatária de poema completo? Ou veria a Serra da Estrela apenas como uma irmã de paixão pela caneta e papel?

Estrela poetisa

Foi unânime a resposta de todos e com o qual partilho: poema é o que a Estrela poetisa constrói quando neva. Cada floco uma sílaba, cada camada que se forma um verso. No fim, a paisagem que se transforma é um conjunto de estrofes, como um jogo de palavras que encaixa na perfeição e que tem todo o sentido. De simples interpretação, ou não fosse a Mãe Natureza uma poetisa de raiz. Saibamos nós, locais e quem a visita, interpretar aquilo que a Serra da Estrela ‘escreve’ e nos faz adorar.

Nota importante: Na Serra da Estrela, em alguns dos locais, aconselha-se a visita com acompanhamento de guia.

Artigos relacionados com “Serra da Estrela: Um poema chamado neve” (46) em:

Interior do país – Chegou o Tempo

chegou o tempo