Canoagem: Mais de 400 canoístas participam no Campeonato Regional de Esperanças e no de Maratona, em Coimbra

Coimbra recebe o Campeonato Regional de Esperanças e o de Maratona, em canoagem, onde irão participar 11 clubes da região centro

Campeonato Regional de Maratona
Canoagem: Mais de 400 canoístas participam no Campeonato Regional de Esperanças e no de Maratona, em Coimbra - ®DR

Coimbra vai receber 11 clubes da região centro para a participação em duas provas distintas do calendário nacional da Federação Portuguesa de Canoagem. Este domingo, 7 de fevereiro, das 9h às 12.30h decorrerá o Campeonato Regional de Esperanças e, da parte da parte com início às 14h, teremos o Campeonato Regional de Maratona.

Esta será a primeira prova do ano com a organização assegurada pelo Clube Fluvial de Coimbra (CFC) e assume particular importância como preparação para as provas de cariz nacional que se aproximam. Sérgio Bento, presidente do CFC, refere – “Vai ser muito importante para começar a preparar as provas nacionais, que são o principal objetivo. Para além disso, será a estreia para muitos dos nossos atletas do grupo da iniciação e, como estamos a pagaiar no nosso Mondego, é mais fácil para os mais novos”.

As duas competições são de circuito sendo o Campeonato Regional de Esperanças só para atletas com idades compreendidas entre os 8-16 anos. Neste caso, a distância da prova vai dos 2 aos 6 km consoante as idades e géneros. O Campeonato Regional de Maratona já é para atletas com idade superior a 16 anos. A distância varia entre os 8 e os 30 km (consoante as idades, as embarcações e o género). A prova da Maratona reveste-se de uma espetacularidade singular uma vez que é caracterizada por um percurso terrestre (designada por portagem) que tem que realizar-se por cada volta que o atleta efetua. Ao chegar a esta parte, o canoísta sai da água e corre cerca de 150 – 200m com o barco para voltar a entrar e completar mais uma volta, até chegar à meta. A prova conta com os apoios da CM de Coimbra, Associação de Canoagem do Centro e, claro, da Federação Portuguesa de Canoagem.  

aNOTÍCIA.pt