Lexus Design Award 2023: vencedores abordam questões sociais através do design

Os vencedores do Lexus Design Award 2023 desenvolverão os seus protótipos em sessões orientadas por criadores internacionais de referência

Lexus Design Award
Lexus Design Award 2023: vencedores abordam questões sociais através do design - ®DR

A Lexus anunciou hoje os quatro vencedores do Lexus Design Award 2023, competição internacional de design que identifica criadores promissores.
O painel de três jurados composto por Paola Antonelli, Karim Rashid e Simon Humphries selecionou os vencedores entre 2.068 candidaturas provenientes de 63 países e territórios. Os critérios de seleção basearam-se nos princípios fundamentais da Lexus para uma sociedade próspera e um futuro melhor: Antecipar, Inovar, Cativar e Reforçar a Felicidade.

Os vencedores do 11º Lexus Design Award mantêm a tradição: abordar questões e tendências atuais sob o mote “Design para um Amanhã Melhor”. As quatro energéticas propostas vencedoras procuram resolver questões sociais específicas que contribuam para a preparação das próximas décadas.
Selecionados os quatro vencedores, Paola Antonelli comenta a competição: “Jurada desde a primeira edição do Lexus Design Award, valorizo cada vez mais a generosidade, o talento e a energia de centenas de jovens designers de todo o mundo. Continuo a observar de perto a evolução do design – estes criadores assumem uma posição cada vez mais visionária e realista que abrange, não só a humanidade, mas também o resto da natureza”.

VENCEDORES LEXUS DESIGN AWARD 2023
Fog-X por Pavels Hedström (Suécia, base: Dinamarca)
Habitat móvel expansível que recolhe a névoa e a transforma em água potável.
Print Clay Humidifier por Jiaming Liu (China)
Humidificador não elétrico impresso em 3D feito a partir de resíduos de cerâmica reciclada.
Touch the Valley por Temporary Office (Singapura & Canadá, base: EUA)
Quebra-cabeças de contorno 3D que ajuda pessoas com deficiência visual a perceber o ambiente físico.
Zero Bag por Kyeongho Park & Yejin Heo (República da Coreia)
Embalagem que se dissolve em água e atua como um detergente que pode remover quaisquer produtos químicos da roupa.
Em meados de janeiro, os vencedores integraram um programa de três meses orientado por quatro criativos de renome mundial: Marjan van Aubel, Joe Doucet, Yuri Suzuki e Sumayya Vally. Um processo que procura aperfeiçoar as ideias dos vencedores e desenvolver protótipos que materializam as suas propostas. Mentora de primeira viagem, Marjan van Aubel comenta: “Vivemos tempos desafiantes. A funcionalidade do design que criamos para o futuro deve ser ponderada. Funcionará nos próximos anos? Ou seja, será o design adequado, prático e possível? Espero conseguir proporcionar-lhes uma perspetiva à prova de futuro. Para talentos criativos emergentes, poderá ser uma rampa de lançamento nas suas carreiras. Estou muito entusiasmada para fazer parte disto!”.

Esta primavera, a Lexus vai mostrar como os protótipos dos vencedores se desenvolveram e floresceram por via da interação com os mentores. Paralelamente, para que o Lexus Design Award 2023 chegue ao conhecimento de ainda mais pessoas em todo o mundo, o público será convidado a participar no People’s Choice Award, prémio que permitirá a qualquer pessoa escolher um dos quatro vencedores como representante do Design para um Amanhã Melhor. Os pormenores serão anunciados numa data posterior.

  Título Fog-X
O Fog-X é um habitat móvel expansível que tem capacidade para produzir 10 litros de água potável por dia através da recolha de neblina. Pode ser usado para captar água em ambientes áridos, onde é escassa, um pouco por todo o mundo.
  Nome Pavels Hedström
País Suécia, base: Dinamarca
Pavels Hedström iniciou a sua carreira como arquiteto depois de terminar o Mestrado em Arquitetura e Ambientes Extremos na Royal Danish Academy – Architecture, Design Conservation. Explora a abordagem holística dos ecossistemas existentes.

 

  Título Print Clay Humidifier
Print Clay Humidifier é um humidificador sustentável de argila, impresso em 3D, construído a partir de resíduos de cerâmica reciclada. Pode ficar isolado ou encostado a uma parede ou janela, o que o torna adequado a espaços pequenos. A construção de forma única aumenta a absorção de água. O design é funcional e elegante.
  Nome Jiaming Liu
País China
Jiaming Liu é um designer industrial que se concentra em trazer novas perspetivas para a vida quotidiana. Explora, atualmente, o design intercultural e sustentável. Nasceu na China, onde completou o seu bacharelado, e recentemente se formou com Mestrado na Folkwang University of the Arts.

 

  Título Touch the Valley
Touch the Valley é um quebra-cabeça topográfico 3D que pode ser montado por pessoas com deficiência visual, combinando peças de contorno adjacentes. O processo de montar o quebra-cabeça ajuda-os a perceber e encoraja a experiência do mundo físico através do toque.
  Nome Temporary Office
País Vincent Lai (Singapura), Douglas Lee (Canadá)
Base: EUA
Temporary Office é uma equipa de design formada por Vincent Lai e Douglas Lee, licenciados pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. A equipa trabalhou em projetos que cruzam os limites da arquitetura, do espaço público, da preservação e do design de produto. Com um forte foco em pesquisa histórica e precedente, o Temporary Office procura responder de forma construtiva, racional e lúdica às constantes mudanças nas necessidades ambientais.

 

  Título Zero Bag
Zero Bag é uma nova embalagem revestida com detergentes de papel estampados, presos por um plástico solúvel em água. Ao receberem as roupas embaladas no Zero Bag, as pessoas devem lavar as roupas e o saquinho na máquina de lavar antes de as usar pela primeira vez. Isto reduz o desnecessário desperdício de embalagens e remove quaisquer produtos químicos da roupa.
  Nome Kyeongho Park & Yejin Heo
País República da Coreia
Kyeongho Park e Yejin Heo são alunos de Design Industrial no campus ERICA da Hanyang University, na República da Coreia. Focam-se nos problemas sociais e ambientais e exploram soluções centradas no utilizador, através do design.

 

aNOTÍCIA.pt