Apreendidas de mais de 8 toneladas de haxixe em operação de combate ao tráfico de estupefacientes

Marinha, Autoridade Marítima, Força Aérea e Polícia Judiciária em operação de combate ao tráfico de estupefacientes apreendem mais de mais de 8 toneladas de haxixe

tráfico de estupefacientes
Apreendidas de mais de 8 toneladas de haxixe em operação de combate ao tráfico de estupefacientes - ®DR

A Marinha, a Autoridade Marítima, a Força Aérea e a Polícia Judiciária desenvolveram uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes em águas internacionais a sul de Portugal, que resultou na identificação e apreensão de duas embarcações de alta velocidade, semirrígidas e equipadas com motores de elevada potência, suspeitas de transportarem produto estupefaciente.

​​​​​​​​Na sequência de uma missão de rotina de patrulhamento marítimo da Força Aérea, na qual foram monitorizados movimentos suspeitos das embarcações, foi concretizada uma operação de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações que se encontravam juntas, a cerca de 70 milhas náuticas, o equivalente a aproximadamente 130 quilómetros, a sul de território continental.

A bem-sucedida abordagem efetuada por uma embarcação da Marinha operada por fuzileiros, permitiu a interceção, a detenção dos tripulantes e apreensão do produto estupefaciente, haxixe. Posteriormente, uma segunda embarcação foi intercetada pela Polícia Marítima a cerca de 80 milhas náuticas, aproximadamente 148 quilómetros, da costa.​

As embarcações foram conduzidas, com o apoio de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha, para o porto de Faro, local mais próximo da abordagem, a fim de se efetuarem as subsequentes diligências de investigação. Desta ação, resultou a apreensão de cerca de 8600 Kg de haxixe.

Foram detidos oito indivíduos do sexo masculino com idade compreendidas entre 34 e os 40 anos de idade.

Os detidos serão presentes à Autoridade Judiciária competente.

A investigação sobre o tráfico de estupefacientes prossegue a cargo da Polícia Judiciária.​

Artigo relacionado:

Apanhadas duas lanchas rápidas com cerca de 4,5 toneladas de droga