Revista de Vinhos anuncia e distingue “Os Melhores do Ano”, esta sexta-feira

A Revista de Vinhos anuncia e distingue “Os Melhores do Ano”, esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto

Os Melhores do Ano
Revista de Vinhos anuncia e distingue "Os Melhores do Ano", esta sexta-feira - ®DR

É já esta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, que a Revista de Vinhos anuncia e distingue “Os Melhores do Ano” nas áreas do vinho, da gastronomia e do enoturismo. De regresso ao formato presencial alargado, o jantar de anúncio e entrega de prémios, há muito tido como “os óscares do vinho e da gastronomia”, reunirá cerca de um milhar de convidados.

Nesta 26ª edição, os prémios anuais da publicação prestam homenagem a dois grandes nomes do vinho – o produtor Domingos Alves de Sousa e o enólogo Peter Bright.

Domingos Alves de Sousa foi dos pioneiros no Douro a produzir vinhos DOC, no início da década de 90. Engenheiro civil de formação, herdou e multiplicou o património de terras da família, reinventou o negócio e tornou-se nome referencial entre pares. Já o australiano Peter Bright chegou a Portugal em meados dos anos 70, tendo ele próprio contribuído para uma outra revolução – a enológica. Elaborou vinhos em várias regiões do país e do mundo, ajudou à formação de dezenas de enólogos portugueses até avançar com o projeto pessoal Terras d´Alter, no norte do Alentejo.

“Os Melhores do Ano” da Revista de Vinhos iniciam-se pelas 17:00, com a receção de convidados, seguindo-se pelas 18:30 a divulgação e a atribuição de diplomas aos “30 Vinhos de Excelência” – o conjunto de exemplares que mais surpreendeu o painel de provadores da publicação, após um ano de avaliação de mais de 6.000 amostras.

O jantar de anúncio e entrega de distinções aos premiados terá início pelas 19:30, estando confirmadas as presenças da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, bem como do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, que farão intervenções na abertura da cerimónia.

“Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Chefe de Cozinha do Ano”, “Restaurante do Ano”, “Destino Gastronómico do Ano” e os prémios “Personalidade no Vinho”, “Personalidade na Gastronomia” e “Personalidade no Brasil” são algumas das distinções mais significativas por entre um total de 25 categorias.

“É o momento anual em que sublinhamos o mérito. Distinguimos projetos e pessoas que são empreendedores, criativos, densos, ousados, conhecedores, inspiradores. Portugal pode ser sempre mais e sairá reforçado sempre que todos, e cada um de nós, derem o seu melhor, seja na concretização de uma ideia, de um projeto ou de uma etapa numa estratégia mais vasta. Independentemente da dimensão, o que importa é reforçar esta vontade de ir mais além, agradecendo, reconhecendo e valorizando o mérito dos resultados que se atingem”, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos. 

De novo apresentada por Maria Cerqueira Gomes e José João Santos, a cerimónia “Os Melhores do Ano” da Revista de Vinhos será difundida nas páginas das redes sociais e no canal de YouTube da publicação.

aNOTÍCIA.pt