WSL World Tour – Teresa Bonvalot alcança 9º lugar em Pipeline

Teresa Bonvalot conquistou o 9º lugar na primeira etapa do WSL World Tour que se está a disputar na famosa onda de Pipeline, no Havai

Teresa Bonvalot em Pipeline
WSL World Tour - Teresa Bonvalot alcança 9º lugar em Pipeline - ®DR

Teresa Bonvalot alcançou, esta quinta-feira, o 9º lugar na primeira etapa do ano do Circuito Mundial da World Surf League, que se está a disputar na famosa onda de Pipeline, no North Shore da ilha de Oahu, no Havai. A surfista portuguesa conseguiu chegar aos oitavos-de-final da prova inaugural da temporada, sendo eliminada nessa fase, após uma prestação honrosa.

A prova não começou da melhor forma para Teresa, que averbou uma derrota na ronda inaugural, onde teve pela frente duas ex-vice-campeões mundiais, a brasileira Tatiana Weston-Webb e a norte-americana Caroline Marks. A campeã nacional somou apenas 2,04 pontos, naquele que foi o primeiro heat da prova feminina e que serviu de adaptação às condições.

Com ondas longe do potencial de Pipeline e que não ofereciam muitas oportunidades de tubo às melhores surfistas do Mundo, Teresa Bonvalot viu-se obrigada a competir na repescagem, onde acabou por mostrar-se a um nível mais alto. A surfista portuguesa venceu a segunda bateria da ronda 2, com 6,34 pontos, deixando a australiana Isabell Nichols na 2.ª posição e ajudando a eliminar a norte-americana e cabeça-de-série Courtney Conlogue – nesta fase também a campeã mundial Stephanie Gilmore já tinha ficado pelo caminho.

Com acesso garantido aos oitavos-de-final, Teresa regressou à água pela terceira vez apenas 40 minutos após a repescagem, tendo pela frente novamente Tatiana Weston-Webb. Com um sistema de heats sobrepostos já em vigor, Bonvalot até começou a disputa por cima da adversária. Contudo, Weston-Webb fez valer a experiência, que a levou ao vice-título mundial em 2021 e ao 4.º posto no ano passado, tendo vencido a disputa com 9,10 pontos contra 5.

Apesar da derrota que impediu a passagem aos quartos-de-final, Teresa Bonvalot deixou Pipeline com 2610 pontos para o ranking, começando a temporada à frente, por exemplo, de Stephanie Gilmore. A beneficiar do estatuto de suplente do Tour, Teresa vai entrar novamente em ação na segunda prova da temporada, em Sunset Beach, também no Havai, entre 12 e 23 de Fevereiro.

Depois do Havai o circuito segue para Portugal, onde chega no início de Março. Apesar de não ter garantida ainda a presença na prova de Peniche, existem possibilidades de Teresa Bonvalot conseguir novamente uma vaga, o que a colocaria em boa posição de discutir os primeiros lugares do ranking, num circuito que a meio da temporada irá sofrer um corte. As 10 primeiras surfistas do ranking irão seguir para a segunda metade da época na disputa do título mundial, além de carimbarem automaticamente a qualificação para o World Tour de 2024.

Em jogo estão ainda oito vagas para os Jogos Olímpicos de Paris’2024, estando a campeã nacional bem lançada para garantir um desses lugares.

Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

aNOTÍCIA.pt