Consulado Mineiro: Gastronomia do Brasil e das Minas Gerais

A comunidade portuguesa, escolheu o Consulado Mineiro como o melhor da gastronomia no Brasil

Consulado Mineiro
Consulado Mineiro: Gastronomia do Brasil e das Minas Gerais - ©Peter Rov

Consulado Mineiro: Gastronomia do Brasil e das Minas Gerais

A culinária do Brasil é uma das mais diversificadas do mundo. Os CHEFs gastronômicos contam com diversas influências em sua formação como as da culinária africana, portuguesa, italiana, alemã, sem contar os próprios pratos regionais. Toda essa mistura de sabores gerou uma das comidas mais apreciadas e saborosas do mundo.

Em pesquisa recente a gastronomia mineira, foi considerada a preferida dos brasileiros e estrangeiros, seguido do churrasco gaúcho. E para conhecer estas chamadas gostosuras mineiras, conhecemos o Chef Fernando Carneiro, mineiro de Senador Firmino, criado em fazenda, conhecedor empírico da cultura mineira e consequentemente sua deliciosa culinária.        

Chef e proprietário do Consulado Mineiro, muitos de seus clientes não sabem, mas o Chef veio para São Paulo para estudar e trabalhar, onde cursou economia na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e FATEC- (Faculdade de Tecnologia). Ainda trabalhou como desenhista, trabalhou no Datafolha e no metrô de SP. Entre outros.

Ao perceber que suas idas e vindas nos transportes públicos, tinha um alto valor que comprometia suas refeições diárias. Quando então teve a grande tacada, abrir um restaurante de comida mineira na cidade de São Paulo em 1991. E já se passaram 32 anos de sabores das Minas Gerais, trabalho árduo e muito sucesso, com reconhecimento no Brasil e no exterior.     

Consulado Mineiro
Consulado Mineiro – ©Peter Rov

Se este jornalista que vos escreve, fosse relatar aqui tudo de bom e gostoso, que provamos ao lado do Chef, precisaríamos de ao menos 10 páginas.

Quando a comunidade portuguesa, escolheu este restaurante como o melhor da gastronomia no Brasil. Nos sentimos na obrigação de vir fazer este relato, enquanto escrevo este artigo e ao lembrar dos pratos de entrada, nos pratos principais, nas sobremesas e das cachaças mineiras, posso perceber que penso em praticar o Pecado da Gula, mas temos que ter a noção que Deus também criou o paladar.   

Nesta belíssima casa estilo barroco, no Bairro de Pinheiros em São Paulo, podemos saborear Tutu à mineira, leitão à pururuca e uma feijoada considerado por muitos a melhor de São Paulo. Lembramos que o restaurante também durante os meses de inverno, prepara um rodízio de sopas com 6 pratos diferentes: caldo Verde, creme de mandioca com carne de sol, canja, canjiquinha com costelinha, bamba de couve e canjica doce. Também oferece torresmo, torradas, queijo ralado e cheiro verde para acompanhar. Me despeço de nossos leitores com água na boca, sendo ainda mais apreciador da culinária mineira.   

Consulado Mineiro
As especialidades do Chef Fernando Carneiro

NOTA:  texto redigido em português do Brasil 

aNOTÍCIA.pt

Fontes: Chef Fernando Carneiro e assessoria do restaurante Consulado Mineiro.