Algarve leva oferta de enoturismo à Wine & Travel Week no Porto

Algarve divulga na Wine & Travel Week a oferta de enoturismo do destino que em 2021 produziu mais de milhão e meio de litros de vinho

Algarve enoturismo
Algarve leva oferta de enoturismo à Wine & Travel Week no Porto - ®DR

Se há um atributo do Algarve que todos adoram, é a praia. Mas a região quer provar que tem mais para oferecer aos visitantes do que belos areais e vai por isso até ao Porto este mês para divulgar a oferta de enoturismo do destino Algarve que em 2021 produziu mais de milhão e meio de litros de vinho. O ponto de encontro é a Wine & Travel Week, de 20 a 26 de fevereiro no Palácio da Bolsa e na Alfândega do Porto.

Dividida em quatro eventos integrados numa só marca (feira profissional, fórum, experiências de enoturismo e feira «Essência do Vinho»), a Wine & Travel Week é vista como o palco para promover, comercializar e acompanhar as tendências do enoturismo no mundo. No entanto, é no B2B que o Algarve irá estar focado. Nos dias 21 e 22, mais de uma centena de compradores internacionais vão promover reuniões de negócios com as empresas e entidades representadas na feira profissional. A aposta forte da região será então nestes dois dias de contacto direto com operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagens.

“O Algarve é uma das mais promissoras regiões produtoras de vinho do país, pelo terroir único, pela elevada incidência de exposição solar e pelo tempero do Atlântico. É também a mais antiga região produtora de vinho em Portugal, tem a terceira adega cooperativa mais antiga do país e cerca de 30 produtores que lançam para o mercado vinhos tranquilos brancos, rosados e tintos, e ainda licorosos e espumantes. O setor vitivinícola do Algarve desenvolveu-se muito nos últimos 10 anos e há que potenciar o cross selling entre vinho e turismo. Não só aproveitando os canais da hotelaria e da restauração para escoar a colheita regional, dando-a a conhecer aos turistas, mas também promovendo o Algarve enquanto destino de enoturismo dentro e fora de portas”, refere o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.

Na área B2B da feira, o Algarve contará com cinco espaços para divulgar a sua oferta e realizar reuniões pré-agendadas pelos compradores convidados: um espaço partilhado pelo Turismo do Algarve e a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve; três em que Albufeira, Lagoa e Portimão surgem em nome próprio; e um último espaço destinado à marca Algarve Golden Terroir.

No extenso programa de atividades dos dias para profissionais, destaque para a apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve pela CVA, uma oportunidade para promover a marca «Vinhos do Algarve» junto dos agentes que neste momento criam e marcam tendências no mercado vínico global.

“Nesta feira teremos acesso a compradores e jornalistas de vários países e há a expectativa de conseguirmos motivá-los a comercializar o Algarve e a escrever sobre ele na ótica da oferta de turismo em torno do vinho”, conclui João Fernandes. 

aNOTÍCIA.pt