Cadetes da Escola Naval descem o rio Tejo em botes a remos

A tradicional descida do rio Tejo em botes a remos pelos cadetes da Escola Naval, acontecerá esta quinta-feira e terá uma extensão de 18 km

Cadetes da Escola Naval rio Tejo
Cadetes da Escola Naval descem o rio Tejo em botes a remos - ®DR

Esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, os cadetes da Escola Naval irão realizar a tradicional descida do rio Tejo, em botes pneumáticos com recurso a remos. Este ano o percurso fluvial, de cerca de 18 km, será entre a barragem do Fratel e o Cais de Vila Velha de Ródão, no qual participarão 88 alunos do 3º e 4º anos da Escola Naval, para além de outros alunos convidados da Academia Militar, Academia da Força Aérea e do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna.

A descida do rio Tejo pelos cadetes da Escola Naval, enquadra-se no âmbito do Plano Anual de Atividades Escolares e está inserido na vertente de aplicação militar-naval, tem como objetivo principal proporcionar aos cadetes, futuros oficiais da Marinha, a consolidação e prática dos conhecimentos adquiridos durante as instruções de formação marinheira, de comportamento organizacional, organização e instrução militar. Este tradicional exercício permite aos jovens cadetes igualmente, desenvolver e treinar a capacidade de liderança, sentido de camaradagem, espírito de corpo, coragem física e moral.
 
Tem também como meta promover e fortalecer a interação entre a Escola Naval e as populações do nosso País, nomeadamente através de iniciativas de âmbito desportivo e cultural. A presença de todos os participantes e com diversas atividades começa já a partir de hoje, dia 15 e termina no dia 17 de fevereiro.
 
O evento conta com o apoio de várias entidades no concelho de Vila Velha de Rodão e Castelo de Vide, nomeadamente, as Câmaras Municipais, os Bombeiros Voluntários e a Guarda Nacional Republicana.
 
Para o planeamento e execução do exercício, a Escola Naval conta com a colaboração de várias unidades da Marinha, em particular do Comando Naval, através do Corpo de Fuzileiros e da sua Unidade de Meios de Desembarque, e do Destacamento de Mergulhadores n.º 2, assim como da Direção de Transportes. Conta também com a participação da Autoridade Marítima Nacional através do apoio do Instituto de Socorros a Náufragos.
 
A Escola Naval é o estabelecimento de ensino superior militar da Marinha e é comandada pelo Comodoro Rodrigues Campos e o presente exercício decorre sob o comando do Capitão-de-fragata Saldanha Junceiro, Comandante do Corpo de Alunos.