Luís Pato vai marcar presença no próximo sábado no Cícero Bistrot, para um jantar onde os seus vinhos, Arte de Cícero Dias e a gastronomia do Chef Hugo Cortez, se fudem para dar lugar a um jantar memorável.
Através da parceria com a Wine Concept, estes dois mestres das suas artes – Luis Pato e as obras de arte de Cícero Dias –, encontram-se no sábado, dia 18/02, no Cícero Bistrot para um jantar sensorial que irá influenciar certamente o menu do Chef Hugo Cortez.
Esta será uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre a cultura do vinho e uma ocasião singular para privar com um dos seus maiores mestres – Luis Pato – produtor há mais de 40 vindimas.
Das entradas à sobremesa, todos os pratos do menu vão ter a “companhia” de quatro vinhos, escolhidos pessoalmente por Luis Pato, para a ocasião.
O jantar terá início com uma de duas entradas, sendo possível escolher entre Creme de Peixe da Nossa Costa e Burrata Fresca Italiana DOP. A harmonização será feita com o espumante Vinha Pan.
Seguem-se dois pratos principais:
- Risoto de Gengibre com Raspas de Chocolate da Amazónia e Lavagante, acompangado com o branco Quinta do Ribeirinho;
- Lombo de Novilho Maturado com Molho de Palmito e Brunoise de Batata com Poejo, harmonizado com o tinto Vinha Pan 2018.
Para a sobremesa, o Chef Hugo Cortez, dá três opções à escolha:
- Pera Bêbeda em Jeropiga;
- Banana Levemente Panada em Farinha de Rosca;
- ou Pudim Conventual do Abade;
Para acompanhar os doces, um Abafado Molecular Rosé de Luis Pato. Será ainda servido café orgânico com paçoca de amêndoa.
Sobre Luis Pato
A família Pato produz vinho na Quinta do Ribeirinho desde, pelo menos, o séc. XVIII. João Pato começou a engarrafar vinho das suas vinhas em 1970, tornando-se o primeiro produtor/engarrafador na região da Bairrada depois da sua demarcação. O seu filho, Luis Pato, herdou o seu espírito inconformista e pioneiro, e em 1980 produz o seu primeiro vinho, um monovarietal de Baga de uma qualidade excepcional e raridade absoluta, que é hoje procurado por apreciadores como um tesouro.
Sobre Cícero Dias
Cícero Dias, por seu lado, foi um dos expoentes do modernismo brasileiro, que morou em Lisboa durante a Segunda Guerra Mundial, e a quem o Cícero Bistrot presta homenagem com o nome e as suas obras expostas. Pela inspiração em Cícero Dias nasceu o Cícero Bistrot, um restaurante que combina a gastronomia com a arte. Situado no coração de Campo de Ourique, propõe uma viagem pelos sabores que unem o Brasil, Portugal e França pela mão do Chef Hugo Cortez.