Jantares da Ordem da Cabidela estão de regresso

Já são conhecidos os nomes dos restaurantes onde vão acontecer os seis jantares da Ordem da Cabidela em 2023

Ordem da Cabidela
Jantares da Ordem da Cabidela estão de regresso - ®DR

Num almoço de apresentação que teve lugar na Manja Marvila, em Lisboa, foram revelados os nomes dos restaurantes onde vão acontecer os seis jantares da Ordem da Cabidela em 2023. O chefe Luís Gaspar recebe no restaurante Pica Pau, em Lisboa, o primeiro evento da iniciativa a 1 de março. O movimento com mais de 950 membros nasceu em 2016 pelas mãos das Edições do Gosto.

O pontapé de saída do evento foi dado pelas chefes Camila Amaral, do Quiosque Beca Beca, em Lisboa, Francisca Dias, da Casa do Gadanha, em Estremoz, Lídia Brás, do Stramuntana, em Vila Nova de Gaia, Marcella Ghirelli e ainda Miyuki Kano, do Projeto Semear, em Lisboa. A equipa brindou os convidados com um menu com várias abordagens ao prato-estrela, como são exemplos os croquetes de cabidela com ketchup de sangue, a cabidela de batata com fígados de galinha, o bao de cabidela de porco e o doce de vinagre com peras em Moscatel e amêndoas.

O diretor das Edições do Gosto, Paulo Amado, revelou em primeira mão os nomes dos restaurantes onde vão acontecer os eventos da Ordem da Cabidela deste ano.

São eles: Pica Pau, em Lisboa, do chefe Luís Gaspar, a 1 de março; Zunzum Gastrobar, em Lisboa, da chefe Marlene Vieira, a 4 de abril; Terminal 4470, em Braga, da chefe Helena de Carvalho, a 14 de junho; Hotel Casa Palmela, em Setúbal do chefe Mauro Álison, a 13 de setembro; Páteo Real, em Alter do Chão, do chefe Filipe Ramalho, a 25 de outubro; e por último, Mercearia Gadanha, da chefe Michele Marques, em Estremoz, a 2 de novembro.

“A Ordem da Cabidela é a celebração da gastronomia. Já somos quase um milhar de pessoas a aceitar a cabidela como metáfora e a ter participado num destes momentos em que diferentes chefes de cozinha se juntam para partilhar a boa gastronomia, com criatividade e diversão”, frisou Paulo.

Recorde-se que as reservas deverão ser feitas junto de cada restaurante. Os chefes convidados e respetivos menus vão sendo anunciados mais perto das datas de cada evento, na página oficial da Ordem da Cabidela e nas redes sociais do evento em @ordemdacabidela.

aNOTÍCIA.pt