9 sugestões de hotéis para celebrar a primavera e fugir à rotina

9 propostas de escapadinhas para esta primavera que prometem ajudá-lo a desfrutar das temperaturas amenas e a desligar-se do dia a dia

primavera
9 sugestões de hotéis para celebrar a primavera e fugir à rotina - ®DR

O sol vai espreitando mais vezes e os dias de calor tornam-se numa boa desculpa para viajar de Norte a Sul do país. Seja com a família, num retiro a dois ou num fim-de-semana de amigos há tanto desejado, deixamos 9 propostas de escapadinhas para esta primavera que prometem ajudá-lo a acalmar a ânsia do verão e a desconectar por completo.

Para desfrutar sem pressas e sem planos, com todos aqueles que nos enchem o prato à mesma velocidade que nos enchem a alma.

PEDRAS SALGADAS | Chaves

A pouco mais de uma hora do Porto, é impossível ficar indiferente ao poder da natureza, que é companhia constante numa estadia nas Pedras Salgadas, ainda mais notória nos meses de primavera. Com muito espaço ao ar-livre para momentos em família e soluções de alojamento em plena harmonia com o cenário envolvente, é como ir acampar longe do rebuliço da cidade, mas com as comodidades e o conforto necessários para uma experiência prazerosa e inesquecível, que inclui sempre os melhores sabores da região na Casa de Chá, o restaurante da propriedade.

CASA DE SÃO LOURENÇO | Manteigas

Caminhadas ao ar livre, passeios de bicicleta, picnics, viagens de jipe à descoberta dos segredos da montanha, e fins com vista panorâmica no restaurante São Lourenço — há melhor plano para a chegada da primavera? Para tudo isto, basta subir 1250 metros depois da vila de Manteigas, e testemunhar a o início da nova estação, num cenário onde fauna e flora se concentram num espetáculo sem igual, que pode ser assistido de um camarote muito especial, no primeiro projeto de montanha 5* em Portugal.

ADEGA DO FOGO | Pico, Açores

Nada combina tanto com bom tempo como fazer as malas, juntar os amigos e partir para um destino onde a vida real não entra e o tempo parece ter um ritmo diferente. É assim nesta casa de férias nos Açores, com 6 quartos, cozinha, sala de jantar e barbecue, sauna, uma infinity pool e… o Pico a servir de moldura. O projeto aberto em 2021 nasce de uma antiga destilaria, e fica no Cabrito, na freguesia de Santa Luzia, fazendo parte da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004.

CASA VILLAE 1255 | Dão

Há quem diga que “a Taboadella é ainda mais bonita vista do céu”, mas nesta quinta de alma romana, com 42 hectares de vinha, temos bons motivos para acreditar que a beleza está bem à vista de todos os que a visitam. Situada num planalto triangular da Silvã de Cima, é aqui que encontramos a renovada Casa Villae 1255, uma antiga casa senhorial convertida em alojamento que permite experienciar o ambiente de uma verdadeira casa de família do Dão. Ao lado da adega e da renovada Wine House, uma pequena loja e sala de provas, este refúgio de oito quartos mantém na génese a aposta na gastronomia e artesanato locais, tornando-se no destino perfeito de todos os que procuram redescobrir o caráter autêntico desta região.

SÃO LOURENÇO DO BARROCAL | Monsaraz, Alentejo

Todas as estações do ano valem a pena ser vividas em São Lourenço do Barrocal, mas é na primavera que a lavanda e a camomila enchem o ar com aromas inebriantes, proporcionando uma estadia campestre em pleno, feita de passeios e atividades pela herdade de 780 hectares, pontuada de vinhas, azinheiras e oliveiras centenárias. Este antigo monte alentejano rejuvenescido enquanto hotel de luxo despretensioso oferece conforto e elegância, um spa assinado pela marca austríaca Susana Kaufmann, e uma gastronomia de exceção que aposta na tradição local e numa cozinha feita à base de produtos próprios, quer da horta quer do pasto.

AETHOS ERICEIRA | Ericeira

Para quem já pratica surf ou para quem se quer aventurar numa primeira aula, no Aethos Ericeira pode encontrar a conjugação perfeita entre a possibilidade de mergulhar nas ondas do mar da Ericeira ou mergulhar na piscina exterior aquecida a 28 graus. Mas esta não é a única atração deste magnífico hotel no topo de uma falésia com vista para o mar. Os ambientes elegantes e acolhedores com vistas de cortar a respiração, a envolvente natural, o spa para cuidar da mente e do corpo e o Restaurante Onda, são por si só bons motivos para reservar uns dias na Ericeira e começar a aproveitar a primavera e os dias mais longos.

WHITE | São Miguel, Açores

Aventurar-se por florestas escondidas, saltar de uma cascata ou remar dentro de um vulcão são apenas algumas das atividades propostas pelo concierge de experiências do mais exclusivo hotel de São Miguel tem para oferecer. Situado no alto de uma falésia de rocha vulcânica, com uma vista infinita sobre o azul do Atlântico, o WHITE conta com apenas 9 suites e duas villas, apostando num serviço muito personalizado, único em todo o arquipélago. Sem dúvida, o local certo para desfrutar da magnificência primaveril da maior das ilhas açorianas.

VENTOZELO HOTEL & QUINTA | Douro

Dormir dentro de um balão de armazenamento de vinho ou num antigo celeiro faz parte da experiência de ficar alojado Ventozelo Hotel & Quinta, já que os edifícios desta propriedade duriense foram reabilitados, respeitando as suas raízes e estrutura originais, mas ganhando uma nova vida. Contudo, Ventozelo não é apenas um hotel. Com uma área de 400 hectares, 200 dos quais de vinha, é uma das maiores e mais antigas quintas do Douro, já com mais de 500 anos de história e uma matriz desde sempre assente na arte de bem receber. Além de 29 opções distintas de quartos, suites e casas, provas de vinhos, um centro interpretativo, percursos pedestres e atividades de turismo de natureza e cinegéticas, Ventozelo Hotel & Quinta oferece um conjunto de experiências fortemente ligadas à ruralidade, nomeadamente à vinha e ao vinho, à gastronomia, à paisagem, à história e aos saberes do Douro. Tudo isto com vistas deslumbrantes sobre o rio Douro.

AZORES WINE COMPANY | Pico, Açores

Camuflada entre os currais que protegem as vinhas do Pico, Património da UNESCO, com o vulcão como cenário e o mar como vista, a adega e hotel do projeto vínico Azores Wine Company é o sítio ideal para celebrar a primavera. O edifício, todo revestido a pedra vulcânica recolhida no terreno, foi desenhado por duas duplas de arquitetos, uma portuguesa e outra britânica, e pretende ser uma homenagem aos conventos da ilha açoriana. Os passeios pelas vinhas antigas, as provas únicas de vinhos salinos e frescos e o mergulho gastronómico nos produtos picotos no restaurante da adega – onde todos os vinhos são servidos a copo –, torna o Pico num dos destinos obrigatórios.

aNOTÍCIA.pt