Fragata Bartolomeu Dias parte para missão internacional da NATO

A fragata Bartolomeu Dias integra missão internacional da NATO - “Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), até dia 25 de junho

Fragata Bartolomeu Dias Nato
Fragata Bartolomeu Dias parte para missão internacional da NATO - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, largou este Domingo, dia 26 de fevereiro, da Base Naval de Lisboa, para integrar a Força Naval Permanente da Aliança Atlântica, a “Standing NATO Maritime Group 1″ (SNMG1), até dia 25 de junho.

A função primária do “Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1) é dotar a NATO de uma capacidade naval permanente e de disponibilidade imediata para conduzir operações militares para intervenção num largo espectro de atividades, na realização de atividades de parceria e interoperabilidade com países amigos e parceiros e no apoio às atividades de transformação no âmbito da formação, treino e desenvolvimento de doutrina tática aliada, proporcionando uma variedade de opções de resposta militar, tanto para as operações em curso, como para situações de contingência.

​​​A cerimónia foi presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras,  contando, igualmente, com a presença do Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Coelho Cândido, e do Comandante Naval, vice-almirante Chaves Ferreira.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Rodrigues Pedra e possui uma guarnição de 168 militares, incluindo um pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores-sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados.

Helena Carreiras, Ministra da Defesa, deixou uma mensagem de agradecimento a todos os que agora partem para este missão que vai reforçar a presença de forças aliadas nos mares do Norte, do Báltico e da Noruega, “demonstrando empenho nacional da solidariedade e segurança coletiva. Para tal é fundamental garantir a interoperabilidade com os nossos aliados e parceiros e manter  um elevado nível de proficiência na prática naval, através do treino combinado das diferentes unidades navais e das sua guarnições” sublinhou a Ministra da Defesa.

A governante referiu ainda que “O momento de guerra que vivemos e que pude testemunhar em pessoa, em Kiev, há 2 dias, impõem uma responsabilidade singular na produção de segurança Internacional e para a qual esta missão é uma peça fundamental. Agradeço por isso, a solidariedade, o esforço individual e coletivo investido na preparação de mais uma missão, contando com a vossa experiência, saber e dedicação para continuar a elevar o nome da marinha e de Portugal além-mar. Recordo-vos que levam convosco a bandeira de Portugal e isso faz de vós em tudo o que fizerem, embaixadores do nosso país.” concluiu.

O NRP Bartolomeu Dias, tem regresso marcado para 25 de junho de 2023.

A fragata Bartolomeu Dias, irá regressar desta missão da NATO a 25 de junho de 2023.

aNOTÍCIA.pt