Dão, Tejo, Madeira e Açores vencem no “Top 10 Vinhos Portugueses”

Um Arinto do Pico, um Alfrocheiro da Beira Alta, um Fernão Pires doce de Almeirim e um Frasqueira com meio século destacaram-se no “Top 10 Vinhos Portugueses”

Top 10 Vinhos Portugueses
Dão, Tejo, Madeira e Açores vencem no “Top 10 Vinhos Portugueses” - ®DR

O palco foi o Salão Árabe do Palácio da Bolsa e o júri foi constituído por quatro dezenas de especialistas – jornalistas, críticos de vinhos, sommeliers e líderes de opinião de origens tão distintas quanto Portugal, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, Dinamarca, México, Reino Unido ou Ucrânia. Provaram-se, às cegas, um total de cerca 60 amostras – brancos, tintos, colheitas tardias e fortificados – que obtiveram grandes pontuações no ano findo por entre os mais de 6.000 exemplares avaliados pelo painel de provas da Revista de Vinhos. E o novo “TOP 10 Vinhos Portugueses” é constituído por três vinhos brancos, três tintos, três fortificados e um colheita tardia.

Líquen Alfrocheiro 2020, vinho elaborado no Dão pelo enólogo e produtor João Cabral de Almeida, obteve a mais elevada pontuação entre os vinhos tintos provados. Da ilha do Pico, Pé do Monte Reserva Arinto dos Açores 2020, produzido por Cinzia Caiazzo e Gianni Mancassola, alcançou o maior sublinhado por entre os vinhos brancos.

O Frasqueira Blandy´s Bual 1972, Vinho Madeira da casa Blandy´s, que integra o grupo Madeira Wine Company, foi o mais bem pontuado dos fortificados. O vinho Falcoaria Colheita Tardia 2016, obtido a partir da casta Fernão Pires em Almeirim, na ribatejana Quinta do Casal Branco, alcançou a maior notoriedade por entre os colheita tardia sujeitos ao crivo final dos jurados.

Realizada desde 2006 no âmbito do evento Essência do Vinho – Porto, a prova “TOP 10 Vinhos Portugueses” conhece nesta edição os seguintes premiados:

COLHEITA TARDIA

Falcoaria Colheita Tardia 2016, Quinta do Casal Branco, Tejo

BRANCOS

Pé do Monte Reserva Arinto dos Açores 2020, Adega do Vulcão, Açores (D.O. Pico)

Vinha dos Utras 2020, Azores Wine Company, Açores (D.O. Pico)

Quinta da Rede Reserva da Família 2012, Quinta da Rede, Douro

TINTOS

Líquen Alfrocheiro 2020, João Cabral de Almeida Vinhos, Dão

Tecedeiras Único 2019, Lima & Smith, Douro

Encosta do Sobral Grande Reserva 2019, Encosta do Sobral / Santos & Seixo, Tejo

FORTIFICADOS

Blandy´s Bual 1972, Blandy´s / Madeira Wine Company, Vinho Madeira

Sandeman Old Tawny Porto 50 Anos, Sogrape Vinhos, Vinho do Porto

Adega de Favaios Moscatel do Douro Colheita 1989, Adega Cooperativa de Favaios, Moscatel do Douro

 

aNOTÍCIA.pt